×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Polícia conclui inquérito e pai do bebê Jony é indiciado por homicídio qualificado

Recém-nascido teve hemorragia cerebral e traumatismo craniano encefálico provocado pelos socos

Campos
Por Redação
5 de fevereiro de 2019 - 12h48

Delegado Bruno Cleuder detalhou o caso em coletiva de imprensa nesta terça (Foto: Carlos Grevi)

A Polícia Civil encerrou o inquérito sobre a morte do bebê Jony Valentin e indiciou o pai do recém-nascido, Lucas do Espírito Santo Pereira, 25 anos, por homicídio qualificado por motivo fútil. As informações foram passadas pelo delegado Bruno Cleuder, responsável pelo caso, no final da manhã desta terça-feira (5) em uma coletiva de imprensa. O inquérito concluiu que o recém-nascido morreu após sofrer várias agressões, incluindo socos.

Segundo o delegado Bruno Cleuder, titular da Delegacia do Centro, o laudo pericial apontou como causa da morte hemorragia cerebral e traumatismo craniano encefálico provocado por ação contundente. Para anular qualquer dúvida sobre as lesões terem sido provocadas por agressões ou por uma possível queda – o que havia sido alegado pelo pai – o delegado fez uma consulta médico legal.

“Para que no julgamento não haja dúvidas, eu resolvi fazer uma consulta com o legista. Neste procedimento, uma autoridade tira dúvidas com um parecer médico legal sobre alguns pontos específicos do laudo. Fiz algumas perguntas ao perito e uma é se as lesões eram compatíveis com socos desferidos contra a cabeça da vítima e ele me respondeu que sim, em virtude das áreas afetadas e características das lesões e não eram compatíveis com lesões de uma queda”, respondeu o delegado Bruno Cleuder, titular da delegacia do Centro.

Com essas informações, o delegado finalizou o inquérito e indiciou o pai por homicídio qualificado por motivo fútil – já que a mãe havia alegado que as agressões contra o bebê começaram após uma golfada de Jony no colo de Lucas.

O pai está preso em Itaperuna, no Noroeste Fluminense.

Não houve suspeitas contra a mãe – Ainda na coletiva de imprensa em que o delegado explicou sobre o caso, ele respondeu alguns questionamentos sobre uma possível suspeita de que as agressões teriam sido provocadas pela mãe.

“O pai alega que houve a queda e que ela teria inventado que ele cometeu as agressões porque ele estava em outro relacionamento. Mas ele não acusa a mãe hora nenhuma. Já a mãe diz que ele bateu na criança. Não houve suspeita contra a Jéssica”, garantiu.

Lucas está preso desde o dia 22 de janeiro. Agora, a prisão temporária será revertida em prisão preventiva

Relembre o caso – Na noite do sábado, 19 de janeiro, o pequeno Jony Valentim, de apenas 25 dias, teria sido espancado a golpes de socos, segundo denúncia da mãe do menino que acusa o pai do crime. Ele nega as acusações e afirma que o filho caiu da cama. Jony – que morava no bairro Nova Goytacazes, na Baixada Campista – passava o fim de semana com os pais na praia do Farol de São Thomé, onde tudo aconteceu. O bebê ficou internado até a manhã de quarta-feira (23), no Hospital Ferreira Machado, quando morreu.

LEIA TAMBÉM:
Delegado confirma que bebê Jony Valentim sofreu agressões
Mãe de bebê supostamente agredido pelo pai presta depoimento na delegacia de Campos
Delegado pede prisão preventiva de pai suspeito de agredir recém-nascido em Campos
Bebê morto por espancamento é enterrado no cemitério de São Sebastião
Morre no Hospital Ferreira Machado recém-nascido que teria sido espancado pelo próprio pai