×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dia Mundial do Câncer: médico alerta para importância do diagnóstico precoce e Oncobeda promove evento nesta segunda

A programação acontece a partir das 15h no Hospital Dr. Beda 2

Saúde
Por Redação
4 de fevereiro de 2019 - 11h35

Até 2030, o câncer deve ser a principal causa de morte, segundo a projeção da Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer (IARC, sigla em inglês), agência da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ano após ano, cerca de 9,6 milhões de pessoa em todo o mundo perdem a vida em decorrência dessa doença, mas esses números poderiam ser menores caso o diagnóstico fosse realizado mais cedo. Com o intuito de conscientizar a população para as ações efetivas de prevenção e tratamento, nesta segunda-feira, dia 4 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial do Câncer. Em Campos, o Hospital Dr. Beda 2 e o Oncobeda preparam uma programação a fim de fornecer informações sobre essa doença que, somente em 2018, acometeu mais de 18 milhões de pessoas.

Ainda segundo estimativas da IARC, um em cada cinco homens e uma em cada seis mulheres em todo o mundo desenvolvem câncer durante a vida, sendo que um em cada oito homens e uma em cada 11 mulheres morrem em decorrência dessa doença ao redor do mundo.

O médico oncologista que atua no Grupo IMNE, Dr. Gustavo Drummond, destaca que, em Campos, o Oncobeda – Unacon está preparado para atender a todos os casos de câncer, sejam os pacientes encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ou pela rede particular.

“Atualmente, o câncer é umas das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Em Campos, contamos com uma estrutura física completa e de última geração com profissionais altamente capacitados”, destacou o médico, que também frisa a importância do diagnóstico precoce para que o tratamento tenha ainda mais eficácia. “Por isso é essencial que as pessoas estejam atentas e conscientes e que façam seus exames de rotina”, destacou.

Diagnóstico precoce

A fim de fortalecer a luta em prol do diagnóstico precoce do Câncer, no Brasil, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), membro da União Internacional de Controle do Câncer (UICC), está se mobilizando para que um projeto de lei voltado para esse fim e aprovado pela Câmara em dezembro de 2018, seja também aprovado pelo Senado.

O PLC 143/2018, ou PLC dos 30 Dias, pode contribuir com o aumento de diagnósticos em estágios mais iniciais da doença porque determina que, em casos nos quais há a hipótese de câncer, os exames necessários à elucidação da doença, bem como sua confirmação em biópsia, devem ser realizados em um prazo máximo de 30 dias no Sistema Único de Saúde (SUS).

Hoje ainda não há um prazo definido para a confirmação do câncer e a espera indeterminada pelo início do tratamento pode fazer com que a doença evolua sem que qualquer medida efetiva contra ela possa ser tomada. As 74 ONGs que compõem a rede FEMAMA pelo país foram mobilizadas para entregar ofícios aos senadores de seus estados, explicando a importância desse projeto e solicitando que sejam favoráveis e apoiem seu avanço na casa legislativa.

Hospital Dr Beda Unidade (Foto: Silvana Rust)

Evento em Campos

A programação do Dia Mundial do Câncer do Grupo IMNE acontece nesta segunda-feira, dia 4, a partir das 15h, no Hospital Dr. Beda 2. O evento começará com um café da tarde destinado aos pacientes, do SUS e da rede particular, e seus familiares. Em seguida, está prevista a realização de uma oficina sobre “Higienização de mãos e legumes, verduras e frutas”, além da aplicação de teste de frequência alimentar e avaliação antropométrica. Não é necessário se inscrever para participar do evento que é aberto ao público.