×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dia Mundial de Combate ao Câncer com palestras no OncoBeda

Profissionais e pacientes se reuniram no auditório do Hospital Geral Dr. Beda

Saúde
Por Redação
4 de fevereiro de 2019 - 17h23

A enfermeira-chefe do OncoBeda, Virgínia Correia, conduziu o encontro com pacientes

Um encontro na Unidade II do Hospital Geral Dr.Beda, nesta segunda-feira (4),marcou o Dia Mundial de Combate ao Câncer, em Campos. Profissionais médicos, de enfermagem, nutrição e  fisioterapia se reuniram com pacientes oncológicos no auditório da instituição para abordar alguns cuidados com a saúde durante e após o tratamento. Houve uma apresentação de vídeos instrutivos, além de palestras e conversas com esclarecimentos de dúvidas. Participaram também familiares de pessoas em tratamento.

A enfermeira-chefe do serviço de oncologia do OncoBeda, Virginia Correia, conduziu o evento que tem, entre outros objetivos, promover o maior número possível de informações sobre os cuidados com a saúde. A instituição realiza constantemente eventos abertos à comunidade e ao público que está em alguma fase de tratamento do câncer. “Além das questões voltadas para a saúde dos pacientes, também nos preocupamos em socializá-los com momentos de descontração e relaxamento”, cita.

A nutricionista Dalila Dutra apresentou vídeos e ensinou higienização de alimentos

A nutricionista Dalila Dutra organizou uma apresentação para tratar da higienização de alimentos e a importância de consumi-los sem riscos de contaminação. Alguns vídeos educativos foram apresentados durante sua palestra. Houve ainda um momento de interação com o público. Algumas lições foram colocadas em prática pelos próprios pacientes durante o encontro.

Profissionais de diversas áreas orientaram pacientes durante o encontro no Hospital

O Dia Mundial de Combate ao Câncer foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC), com a finalidade de influenciar pessoas e organizações  para adotarem hábitos saudáveis,  prevenção, diagnóstico precoce e tratamento para o controle da doença. Cigarro, sedentarismo, má alimentação e poluição estão entre os principais fatores de risco para o surgimento de tumores. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 600 mil casos novos de câncer no Brasil ocorreram entre 2016 e 2017. Pelos dados, foram 180 mil casos  de câncer de pele; 61 mil cânceres de próstata em homens e 58 mil casos de câncer de mama em mulheres. O câncer é a segunda maior causa de morte no mundo.

Leia também: Dia Mundial do Câncer: médico alerta para importância do diagnóstico precoce e Oncobeda promove evento nesta segunda