×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estado autoriza policiais militares a levarem coletes e pistolas para casa

Cessão dos equipamentos para o uso pessoal foi assinada pelo governador Wilson Witzel

Estado do RJ
Por Redação
29 de janeiro de 2019 - 9h25

Governador Wilson Witzel (Foto: José Lucena)

O governador Wilson Witzel assinou, nesta segunda-feira (28), termo de compromisso para a cessão de coletes e pistolas para o uso pessoal dos policiais miliares, inclusive fora do horário de serviço. Segundo o secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo, os PMs irão passar por um treinamento.

“Nossos policiais passarão por um treinamento, onde receberão todas as instruções para ter efetividade no uso dos armamentos. É preciso estar em boas condições físicas e psicológicas. Em curto prazo, vamos conseguir contemplar todos os policiais”, disse o secretário.

O setor de material bélico da corporação receberá um reforço de 15 mil pistolas e 20.900 coletes. A medida faz parte de um conjunto de ações que estão sendo postas em prática para reduzir a vitimização de policiais durante as folgas. As pistolas foram adquiridas pelo Gabinete de Intervenção Federal (GIF) e serão entregues dentro de dois meses. Segundo a assessoria da Secretaria de Polícia Militar, do total de coletes, 14,4 mil foram comprados pelo GIF e destes, 4,5 mil já foram entregues. Outros 11 mil serão adquiridos com recursos da secretaria.

“Os PMs precisam, cada vez mais, estar preparados para enfrentar a criminalidade. Uma das questões importantes de proteção da vida de nossos militares é dar a eles condições de deslocamento, de ir e vir. É importantíssimo que os policiais passem por uma reciclagem e treinamento para o uso deste armamento à paisana. Uma coisa é estar usando o armamento fardado, acompanhado de outro colega, numa viatura policial cujo adestramento já é feito, e outra é estar portando o armamento no deslocamento para sua residência, sem apoio”, afirmou o governador.

Segundo o secretário de Polícia Militar, o porte de arma seguirá as normas da corporação.

“Hoje, já estamos conseguindo contemplar 5 mil policiais militares com a aquisição de pistolas. Para isso, nossos policiais militares passarão por treinamento, onde receberão todas as instruções para ter efetividade no uso do armamento. Por sua vez, temos uma regulamentação onde estabelecemos critérios para o porte, como verificar se o policial está com condições físicas, psicológicas e se não está respondendo a processos criminais. Os policiais farão o acautelamento através de requerimento e, com isso, em curto prazo, vamos conseguir contemplar todo o nosso efetivo”, disse.

Porte de arma — Pleito antigo dos policiais militares, o porte de arma busca aumentar a proteção dos membros da corporação em suas folgas. De acordo com o porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, a Secretaria da Polícia Militar iniciou os processos de requerimento do armamento e já há policiais com armas acauteladas pela corporação. O controle dos armamentos e de coletes disponibilizados será realizado por meio do banco de dados da secretaria.

“Até então, o policial tinha uma arma para serviço e a entregava ao final de seu expediente. O PM que entendesse que havia necessidade de ter uma arma fora do serviço precisava comprá-la no mercado, de forma regular, registrando-a em seu nome para utilizá-la durante a folga”, explicou.

Fonte: O Dia