×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Empresário suspeito de planejar sequestro de empreiteiro é preso em Campos

José Maurício Ferreira dos Santos Júnior mantinha relação de amizade com a vítima; outros dois foram presos

Campos
Por Redação
24 de janeiro de 2019 - 8h25

(Foto: Divulgação)

A Polícia Civil prendeu, na manhã desta quinta-feira (24), três suspeitos de envolvimento no sequestro do empreiteiro Cristiano Tinoco e de sua esposa, no último dia 3 de dezembro. Entre os detidos durante a operação, batizada de Avaritia, está o empresário José Maurício Ferreira dos Santos Júnior, que mantinha relacionamento próximo com a vítima e sua família.

José Maurício residia no condomínio Sonho Dourado, localizado no Parque Rodoviário, onde foi preso. Suspeito de planejar o sequestro, ele foi encaminhado para a 146ª Delegacia Policial (DP), em Guarus.

Amigo da família, José Maurício Ferreira dos Santos Júnior é suspeito de planejar o sequestro. (Foto: Reprodução/redes sociais)

Segundo o delegado titular da unidade, Pedro Emílio Braga, outros dois suspeitos, Júnior Santos da Costa e André Ângelo Monteiro, foram detidos, respectivamente, no Parque Leopoldina e no Parque Nova Campos, em Guarus.

O crime — Irmão de Cesar Tinoco, que é chefe de gabinete do prefeito de Campos, Rafael Diniz, Cristiano Tinoco foi abordado no Parque Santo Amaro, na tarde do dia 3 de dezembro, por dois homens que o chamaram pelo nome. O empresário foi rendido, colocado em um carro e levado até o trevo da Estrada do Contorno, onde encontraram um terceiro criminoso.

Os três, então, levaram Cristiano até sua residência, em outro condomínio localizado no Parque Rodoviário, onde a esposa do empreiteiro também acabou feita refém ao retornar para casa. Os bandidos exigiram R$ 1 milhão em dinheiro para libertarem as vítimas.

Como o casal não tinha a quantia em casa, negociaram o valor e fizeram contato com um amigo, que levou cerca de R$ 200 mil à casa do empreiteiro. O grupo pegou o dinheiro e fugiu no carro de Cristiano, uma picape Toyota Hilux SW 4, que acabou abandonada durante a fuga.

Empreiteiro Cristiano Tinoco é irmão de Cesar Tinoco, chefe de gabinete do prefeito de Campos, Rafael Diniz. (Foto: Reprodução/redes sociais)

Uma pergunta dos criminosos a respeito de um relógio Rolex, possuído pela vítima, levantou suspeita sobre a participação de José Maurício na ação, já que ele próprio havia questionado a vítima sobre o acessório de luxo.

Mais duas prisões — Outro suspeito de envolvimento no crime, Marven Chagas Batista foi preso no último dia 17 em Conceição do Jacuípe, na Bahia. Ele havia conseguido fugir do cerco policial nos Estados do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e de Minas Gerais, mas acabou detido e confessou participação no sequestro.

Outro suspeito, identificado apenas como Cacá, foi preso em Grussaí, no litoral de São João da Barra, no dia 3 de janeiro.

 

Cristiano e José Maurício em foto postada em uma rede social