×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Único eclipse total da Lua de 2019 acontece nos próximos dias

Na madrugada de domingo para a segunda-feira o fenômeno poderá ser avistado em todo o Brasil

Geral
Por Redação
18 de janeiro de 2019 - 18h01

Eclipse lunar na próxima madrugada de domingo para a segunda (Reprodução)

Na madrugada do dia 20 de janeiro para o dia 21 de janeiro de 2019 ocorrerá o único eclipse total da Lua de 2019. O fenômeno ocorre no momento em que a Lua é encoberta pela sombra da Terra e deixa de receber a luz do Sol diretamente. Em Campos e em São João da Barra, a população terá acesso a telescópios em locais estratégicos disponibilizados por integrantes do Clube de Astronomia Louis Cruls.

“Estaremos a partir das 22h30 de domingo (20), com os telescópios à disposição para observação da Lua no Espaço da Ciência de São João da Barra. A observação do eclipse total da Lua é totalmente seguro. É um dos mais belos fenômenos naturais”, disse o físico e coordenador geral do Clube de Astronomia, Marcelo de Oliveira Souza.

O físico Marcelo de Oliveira Souza coordena o Clube de Astronomia(Foto: Reprodução)

A Lua durante a fase de totalidade do eclipse surgirá no céu em tons de vermelho e laranja. A mudança de cor é provocada pela refração dos raios do Sol na atmosfera da Terra antes de alcançar a Lua. A Lua Cheia irá nascer às 20h28 do dia 20 de janeiro e irá se pôr às 7h09 do dia 21 de janeiro.

O eclipse parcial da Lua terá início à 1h34 da madrugada do dia 21 de janeiro e o eclipse total terá início às 2h41 da madrugada. O eclipse total se encerrará às 3h43 e o eclipse parcial se encerrará às 4h51.