×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Santo Amaro, séculos depois

A peregrinação até o distrito da Baixada Campista segue conquistando devotos e turistas

Cultura
Por Ocinei Trindade
14 de janeiro de 2019 - 0h01

Tradicional Cavalhada em Santo Amaro é atração da festa na Baixada Campista

No ano de 1736 era inaugurada a igreja dedicada a Santo Amaro, no distrito de mesmo nome na Baixada Campista.  Assim, começaram as festas em louvor ao padroeiro, um dos santos católicos mais prestigiados pela população de Campos e por devotos de diferentes regiões do país. Até o próximo dia 15, data oficial de celebração de Santo Amaro, uma multidão deve visitar a localidade que abriga uma das festividades mais aguardadas, onde fé e cultura popular se misturam em diversas manifestações. São esperados cerca de 150 mil devotos e romeiros.

Nestes 283 anos de celebração e louvor a Santo Amaro, muitas pessoas contam que  experimentaram algum tipo de milagre ou graça alcançada, e, por causa disto, sempre retornam à igreja para agradecer e rezar. Este é o caso da devota Vanusa Laurindo que diz ter muitas conquistas por meio da fé ao padroeiro:

Vanusa Laurindo é devota de Santo Amaro (Reprodução)

“Tenho vários milagres recebidos através de Santo Amaro. Os milagres vêm em poucas semanas. Vou a Santo Amaro desde criança, mas a peregrinação começou em 2013. Foi quando pedi a cura para uma grande amiga. Na mesma semana, recebi a resposta de que ela estava completamente curada. Mesmo com os pés bem doloridos, não deixo de ir a pé até lá, simplesmente porque meus milagres sempre vêm. No ano passado, pedi no dia 14, durante a caminhada. No dia 17 o milagre veio graças à intercessão do meu amigo Santo Amaro. Já estou me preparando para mais uma caminhada”, relata Vanusa.

Há diversas gerações que se afeiçoaram a Santo Amaro.  Aos 90 anos, dona Maria da Conceição Ramos, nascida em Quissamã, diz que desde antes de morar em Campos, se identificava com a festa e as apresentações da tradicional Cavalhada. Ela coleciona muitas memórias, fotografias, amizades e muitas histórias sobre todas estas décadas de fé e devoção.

Dona Conceição ajudou por décadas a organizar a Cavalhada

“São muitas recordações. Desde menina, aprendi a amar Santo Amaro. Fui batizada numa capela que meu pai cuidava e nesta capela fiz minha primeira comunhão e me casei. Vim morar em Campos, e no distrito de Santo Amaro. Fiz muitas amizades aqui e enquanto tive condições, confeccionei as roupas da Cavalhada. Hoje me resta a alegria de receber tantos amigos para a celebração. Só tenho que agradecer”, comenta Maria da Conceição.

Para o bispo de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, a devoção a Santo Amaro é um dos legados dos monges beneditinos, desde 1648.

Bispo de Campos, do Roberto Paz (Reprodução)

“Eles foram os pioneiros na catequese e na evangelização dos habitantes primitivos na região. Na medida em que acolhemos e facilitamos, dando apoio ao caminho espiritual de Santo Amaro, acreditamos que pode se tornar uma das jornadas e itinerários de fé, que mobilizarão grande contingente de pessoas. A fé é sempre uma aventura espiritual, que nos leva a caminhar e Santo Amaro conjuga na sua trilha e senda mística a cruz, a compaixão e paz, três elementos profundamente cristãos que respondem plenamente a sede de Deus da humanidade”, avalia o bispo.

Romeiros e kits de caminhada

Os romeiros que participarem da tradicional Caminhada de Santo Amaro terão o suporte de kits oferecidos pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT). O “Vale Kit Caminhada” está disponível com a troca de um quilo de alimento não perecível no estande do Meio Ambiente no Farol de São Thomé. No Centro de Campos, os peregrinos podem retirar o vale na Fundação Municipal de Esportes. Os kits são formados de colete, adesivo refletivo e lanterna. A entrega será no dia da Caminhada (14) — véspera do Dia de Santo Amaro (15) — a partir das 18h, no final da Avenida 28 de Março, onde é ponto de partida da maioria dos romeiros, e às 20h, no portal de Farol de São Thomé.

Milhares de fieis são esperados em Santo Amaro

Bandas Católicas

Cantores e bandas católicos se apresentam no dia 14 na Festa de Santo Amaro. A partir das 22h até as 2h30, apresentam-se Uister e Juvenal Nunes e as bandas Lumem Christi e Filhos do Céu. As audições fazem parte de um projeto realizado pela Coordenação  Diocesana  do Ministério de Música e Artes  da Renovação Carismática  Católica. “Todos aceitaram participar desse projeto de acolhida aos peregrinos que caminham toda a madrugada desde o centro da cidade até o distrito para pagarem as suas promessas. Às 3h da madrugada acontece a primeira missa”, explica Juvenal Nunes.

 

Box – Programação Religiosa

Dia 13

09h – Missa Dominical

9h – Chegada dos Ciclistas de Quissamã

14h –  Concurso de Marcha de cavalo Mangalarga

19h30 – Missa

Dia 14

19h30 – Missa

– 20h – Levantamento do mastro

Dia 15

3h – 5h – 7h- 9h – 13h – Missas

11h – Missa

Celebração Dom Roberto Francisco

 

                                                                                                          Colaboração: Ricardo Gomes