×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Número reduzido de doadores neste início de ano preocupa Hemocentro Regional

Unidade que funciona no HFM atende a Campos e outros 14 municípios da região

Saúde
Por Redação
10 de janeiro de 2019 - 13h26

Doadores não têm comparecido ao hemocentro de Campos (Foto: Silvana Rust)

Historicamente, janeiro costuma ser um mês de baixa nos números de doações de sangue no Hemocentro Regional de Campos dos Goytacazes, que funciona anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM). No entanto, em 2019, as doações estão abaixo das registradas no mesmo período de anos anteriores. De acordo com números da unidade, de 1º ao dia 7 de janeiro deste ano, apenas 134 pessoas compareceram ao Hemocentro. Na primeira semana de 2018 foram registradas 167 doações, enquanto nos primeiros sete dias de 2017 foram 268 doadores.

“O número de doações caiu e isso é preocupante. É importante ressaltar que esse pequeno gesto de solidariedade pode salvar muitas vidas”, destacou a assistente social do Hemocentro Regional de Campos, Cristiane Barros.

Ainda segundo Cristiane, geralmente, seriam necessárias cerca de 70 doações por dia para suprir a demanda, mas a unidade tem recebido cerca de 30 doadores por dia.

O ônibus do Hemocentro estará, nesta quinta-feira (10) até as 15h no Vips Center. No próximo dia 17 é a vez de a Santa Casa de Misericórdia receber a unidade móvel. Em 22 de janeiro é a vez de São Francisco de Itabapoana e no dia 29, Farol de São Thomé.

O Hemocentro — O Hemocentro Regional funciona no HFM desde 1989, coletando, processando e distribuindo sangue. É o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende um total de 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos dos Goytacazes e mais 16 unidades hospitalares espalhadas em 14 municípios.

Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. Vale lembrar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. O Hemocentro funciona diariamente, inclusive finais de semana e feriados, das 7h às 18h.