×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: ônibus é rebocado de atoleiro no Imbé e moradores se queixam das estradas

Transitar pela região desafia motoristas; prefeitura afirma que tem recuperado a área

Transporte
Por Redação
8 de janeiro de 2019 - 14h24

Condições ruins:  ônibus é rebocado (Reprodução)

 

Pelo menos três vezes por mês, o servidor público Carlos Alexandre Felippe vai ao Imbé, região serrana de Campos dos Goytacazes, para visitar a família. Em várias ocasiões, precisa contar com a sorte devido às péssimas condições das estradas e pontes. Quando chove, a situação piora. Ele e outros moradores se queixam da dificuldade de transitar até às localidades de Mocotó, Norte do Imbé e Babilônia, entre outras. Familiares filmaram uma cena corriqueira na região: veículos rebocados por trator depois de atolarem. “Está assim neste abandono há anos”.

Para o comerciante Euzébio Felippe, morador do Imbé, trafegar pelas estradas locais é uma verdadeira aventura e um perigo constante. “Desta estrada dependem os produtores para escoarem suas produções, os estudantes para se deslocarem durante o período letivo, e toda a população”. Já Carlos Alexandre chama a atenção para as dificuldades em explorar o turismo no Imbé com as condições de acesso ao lugar:

“A população do Imbé e os turistas que costumam visitar a região sofrem. A área do Imbé é belíssima, com uma mata atlântica preservada, diversas cachoeiras. Só que, infelizmente, a estrada que liga a BR-101 até as diversas localidades em todo entorno há trechos intransitáveis. Atolar é frequente. Este vídeo foi gravado no último natal”.

Moradores registraram as condições das vias

O ônibus sendo rebocado que aparece nas imagens gravadas pelos moradores circula apenas nas localidades do Imbé. Há um ônibus da Viação Jacarandá que faz apenas o trajeto entre a Rodoviária Roberto Silveira até a entrada do Imbé, próximo à BR-101, a cerca de 50 quilômetros do Centro de Campos. “Acredito que as empresas de ônibus considerem difícil transitar aqui. Sem transporte, os moradores deram um jeito e um ônibus local faz o transporte e baldeação até a rodovia. Porém, corre sempre o risco de quebrar e atolar”, explica Carlos Alexandre.

Posicionamento da Prefeitura

Sobre as pontes, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou que fez um levantamento de todas as necessidades da região, que realizou algumas intervenções em estruturas de madeira. Em relação às estradas, a nota afirma que o governo vem realizando intervenções desde o ano passado, tendo recuperado cerca de 150 quilômetros até o momento, incluindo estradas da região do Imbé.