×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Fred Machado na presidência da Câmara de Vereadores

Substituto de Marcão, aliado do prefeito Rafael Diniz promete imparcialidade sem comprometer o seu apoio ao governo

Campos
Por Redação
6 de janeiro de 2019 - 0h01

Novo presidente da Câmara de Vereadores de Campos, Fred Machado (Foto: Carlos Grevi)

Eleito por unanimidade como presidente da Câmara de Vereadores de Campos e em seu segundo mandato, o vereador Fred Machado (PPS) começou o ano com muito o que fazer pela frente. Embora as sessões do Legislativo comecem no dia 19 de fevereiro, os trabalhos na casa não param. A posse da nova mesa diretora aconteceu na última quarta-feira (2), quando Fred deixou oficialmente de ser o líder do governo municipal e passou a ocupar a cadeira da presidência, deixada por Marcão Gomes (PR).

“Sempre procurei manter uma relação de amizade e respeito com os vereadores e a gente sabe que o poder de um presidente é bem visto quando é para o bem. Conciliar conflitos é o mais importante, e com a boa vontade de todos e o entendimento que a gente tem, vai ser um biênio de paz”, garantiu.

E mesmo com a responsabilidade de comandar a Casa em anos pré-eleitoral (2019) e eleitoral (2020), o vereador admite lidar com tranqüilidade e firmeza – características perceptíveis de sua personalidade – com as possíveis situações mais acaloradas já típicas deste período.

“Os ânimos ficam mais acirrados em época eleitoral, porque as pessoas querem mostrar serviço e apontar os erros que nós sabemos que o governo tem. Mas estamos tentando juntos resolver essas questões com o espírito conciliador, pois o que queremos aqui é manter os debates saudáveis e fazer o que há de melhor para a população”.

Além da expectativa de debates mais intensos entre oposição e situação, Fred garante que há também a esperança de aprovação de mais projetos que beneficiem a população – já que os dois primeiros anos de governo municipal foram considerados mais difíceis por causa do déficit financeiro encontrado nos cofres municipais.

“Tenho certeza de que os projetos que virão serão bem melhores do que os que já foram votados, principalmente pelo lado do Executivo. Eu tenho conversado com o prefeito Rafael Diniz e acho que o tempo da retomada vai ser agora neste biênio 2019-2020. Tenho certeza que vamos dar muitas respostas à população de ações que nos cobram. Acredito que todos os projetos que possam vir aqui pra frente serão ainda melhores”.

Pressão, saúde e arrependimento

Embora demonstre tranqüilidade na maioria de suas colocações, Fred Machado viveu dois momentos delicados em seu atual mandato. Um deles foi quando, em meio a uma confusão, falou na tribuna que resolve os problemas “na bala”. Na sessão em que fez o comentário, houve, inclusive, agressão física envolvendo outro vereador. Hoje, mais de um ano após o ocorrido, Fred se diz arrependido do comentário.

“É bom que eu tenha oportunidade de falar sobre isso novamente. Quem nunca errou na vida? Quem nunca teve um momento de estar no fervor de uma discussão e se exaltar? Eu estava tentando apaziguar a situação quando um assessor xingou a minha mãe e quando eu vi quem foi, eu tive essa atitude que todos que me conhecem e convivem comigo sabem que não é meu feitio falar como falei. Então deixo aqui minhas desculpas”.

Outro momento delicado foi quando o vereador precisou passar por um procedimento cardíaco no ano passado e quando voltou à Câmara afirmou que “pegaria mais leve” para poupar a saúde. Embora esteja assumindo a cadeira da presidência, Fred afirma que os tempos de maior pressão ficaram para trás.

“A gente, como líder de governo, sofre uma pressão muito grande porque somos muito procurados para resolver situações, e isso acaba trazendo muitas responsabilidades. Ficamos preocupados quando a gente não consegue dar as respostas. Agora será mais tranqüilo para mim como presidente porque não vou me expor em discussões calorosas”, ressaltou.

Principal ação na Câmara em 2019

Embora as pautas a serem discutidas nos próximos meses ainda não tenham passado pela presidência do Legislativo, Fred Machado já definiu a prioridade para este ano: retomar as atividades do Parlamento Regional.

“É certo que teremos a volta do Parlamento Regional, que tem a intenção de fazer com que os presidentes das Câmaras da região discutam políticas públicas que são boas tanto para as Câmaras das suas cidades quanto para outros municípios que fazem parte do Parlamento Regional. A gente sabe que cada vez que cabeças pensantes se unem, há não só o desenvolvimento local, mas também o desenvolvimento regional de todas as prefeituras e câmaras”, garantiu.