×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos inova com curso de Gestão da profissão médica

Disciplina da FMC foi concebida e ministrada pelo neurocirurgião Makhoul Moussallem

Campos
Por Marcos Curvello
26 de dezembro de 2018 - 15h35

Dr. Makhoul Moussallem (Foto: Silvana Rust)

Alunos da Faculdade de Medicina de Campos (FMC) continuarão a ter, em 2019, aulas de Gestão da Profissão Médica. Pioneira no Brasil, a disciplina entrou na grade do curso no primeiro semestre deste ano e ensina os estudantes a lidarem com a regulação e a ética da carreira.

Concebida e  ministrada pelo neurocirurgião Makhoul Moussallem, a disciplina tem como objetivo evitar que, por desconhecimento, os futuros médicos enfrentem problemas com os códigos e protocolos que regem a atuação dos profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS) ou em clínicas e consultórios particulares.

Para isso, a ementa contempla conceitos da assistência médica, formação profissional e acadêmica, normas e condutas da categoria, gestão pública e privada da saúde, mercado de trabalho e até direito e finanças. “Essas são coisas sobre as quais poucas pessoas falam com o médico recém-formado, que cai no mercado de trabalho e tem que aprender na prática a lidar com a burocracia e com as exigências legais da profissão”, diz Moussallem.

O neurocirurgião e professor afirma que a ideia de criar a disciplina surgiu em 2011, após ver “muitos profissionais da Saúde enfrentando situações desagradáveis”. “São pessoas que estão sendo julgadas, apenadas e até tendo seus diplomas cassados por cometerem erros primários devido à falta de informação sobre como é a profissão no dia-a-dia”, diz Moussallem, que leva para a sala de aula sua experiência não apenas como médico, mas também como gestor público e privado da Saúde.

As aulas de Gestão da Profissão Médica integram a grade curricular do quinto período do curso de Medicina da FMC, mas os alunos devem estar atentos à oportunidade de adquirir este conhecimento mais cedo, já que ela pode ser cursada já no quarto, como optativa.