×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Soma+Villa: música alternativa & gastronomia

Neste sábado acontece o Soma+Villa Festival com várias atrações; entrada é franca e doação de alimento é voluntária

Cultura
Por Ocinei Trindade
21 de dezembro de 2018 - 9h57

Um grande evento reunindo músicos e gastronomia vai acontecer neste sábado (22), na Casa de Cultura Villa Maria, em Campos. O Soma+Villa Festival comemora um ano de atividades do projeto Soma Lab, dos 25 anos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e os 100 anos do Palacete Villa Maria. São oito bandas autorais de Campos, Rio de Janeiro e até de Portugal, entre outras. Para uns dos organizadores, Rodrigo Sobrosa, o evento promove o melhor da música alternativa e da gastronomia. Não será cobrado pelo ingresso ao festival, mas pede-se a quem puder um quilo de alimento como ação solidária para doações às famílias carentes. A entrada é franca.

Felipe Nareba, Nunno Kennedy e Rodrigo Sobrosa, os idealizadores do Soma + Lab

O projeto Soma + Lab foi criado há um ano por Rodrigo Sobrosa e por mais dois sócios. Trata-se de um estúdio de gravação, espaço de bar, quintal e eventos, em Campos. “Priorizamos bandas autorais para tocar no espaço. Investimos em artistas independentes que não têm espaço na cidade. Tentamos fomentar esse tipo de apoio e criar público. Trabalhamos com fotos, vídeos, fazemos permutas. Pedimos uma contribuição ao final das apresentações. Divulgamos no nosso canal do YouTube esses artistas e os eventos”, comenta.

E para comemorar um ano do Soma Lab, pensou-se em uma coisa grande para marcar esse período de atividades. “No nosso estúdio não cabem mais de 80 pessoas. Sendo aniversário da Uenf, da Casa de Cultura Villa Maria e do palacete Villa Maria, resolvemos comemorar juntos na área, pois aguardamos até duas mil pessoas no festival”, prevê Rodrigo.

Banda James Coroico, de Campos, faz parte da programação

São oito bandas autorais e independentes. Três são de Campos, além de músicos de Rio das Ostras, Rio de Janeiro, Juiz de Fora, Vitória e uma internacional vinda de Portugal. A maioria toca canções em português. “São grandes talentos e artistas pouco conhecidos do público que merecem ser conferidos. Há uma mistura de estilos como rock, fado, jazz, blues, hip hop e outros”, destaca. O ingresso para o público é um quilo de alimento. A Casa de Cultura receberá 20% das vendas dos stands gastronômicos. É uma ação solidária em comunidade. Todos saem beneficiados.

“É bem bonita a programação e a intenção do evento. O Festival Soma + Villa do dia 22 é uma extensão do que realizamos no espaço do Soma. É uma forma de estimular a arte local e promover intercâmbio com artistas de fora”, conclui.

 

Casa de Cultura Villa Maria o cenário do palacete centenário abrigará o evento musical e gastronômico em Campos, dia 22

Programação Soma + Villa Festival

22 de dezembro, das 14h às 23h

 

Bandas

James Coroico (Campos)

Oruã (Rio)

Lavoisier (Portugal)

Filipe Alvim (Juiz de Fora)

Brenno (Campos)

Mudo (Vitória)

Marianaa (Campos)

Os Abufelados (Rio das Ostras)

 

Bebidas

Beach Brothers

Soma+Bar

GV

Gastronomia

Grano Vitale (GV)

Soma+Rango

Vegetuba

Minasmineiras

Árabe

Pipoquê

Boloferapia

 

Stands

Selos musicais (Soma+Lab, One Stamp Records, Transfusão Noise Records, Pug Records, Beira Rio Records, Paralaxe, Subtrópico)

Taipa Brechó

Arte-se

Matheus Crespo