×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Oficinas para tratamento de Doença de Parkinson, Alzheimer e declínio de memória leve estão com inscrições abertas

A entrevista completa com a neurologista Dr.ª Luiza Lopes vai ao ar nesta sexta-feira no Jornal Terceira Via da 3ªVia TV

Saúde
Por Redação
21 de dezembro de 2018 - 12h07

Já estão abertas as inscrições para as Oficinas Cognitivas da  Clínica Envelheser, em Campos, especializada no tratamento da Doença de Parkinson, de Alzheimer ou outros declínios cognitivos mais leves. As oficinas — Alertamente e Serenamente — fazem parte de um projeto inovador na região. Essas oficinas ocorrerão em março de 2019. Para mais informações, basta entrar em contato com a Clinica Envelheser, localizada na Rua Voluntários da Pátria, número 500 – sala 101 – Ed Platinum

Esse projeto faz parte de um tratamento multidisciplinar, idealizado pela Dra. Debora Casarsa. O objetivo é a melhora cognitiva, como memória e socialização dos pacientes.  “Esse é um projeto inovador também na região e irá beneficiar muitos pacientes acometidos por estas enfermidades”, revela a neurologista Luíza Lopes.

Doença de Parkinson

Com a chegada à terceira idade e o envelhecimento inevitável do corpo humano, todos os indivíduos saudáveis apresentam perda progressiva das células nervosas que produzem dopamina, um neurotransmissor, substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas. A diminuição dessas células varia de acordo com cada indivíduo. Alguns as perdem em ritmo muito acelerado e, assim, acabam por manifestar os sintomas da Doença de Parkinson. Ainda não se chegou à conclusão de quais os motivos levariam a essa perda exagerada de células nervosas, apesar de muitos estudos. Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 1% da população acima de 65 anos ao redor do globo é afetada pela enfermidade. No Brasil, 200 mil pessoas são acometidas pelo problema a cada ano.

A Doença de Parkinson é um problema degenerativo do sistema nervoso central, crônico e progressivo. Esta é logo percebida pelas alterações nos movimentos dos membros superiores, pois a dopamina estimula os movimentos voluntários do corpo de forma automática. Na falta dela, o controle motor do indivíduo se perde. O diagnóstico é clínico, baseado na correta valorização dos sinais e sintomas descritos pelo paciente. A neurologista Luiza Lopes explica que em geral os primeiros sintomas ocorrem muitos anos antes dos sinais clássicos e mais conhecidos.

“Pode ocorrer hiposmia, que é a redução do olfato cerca de até 10 anos antes dos sintomas motores mais conhecidos. Porém, é importante ressaltar que nem toda redução do olfato é causada pela doença de Parkinson. Existem inúmeras outras causas. Quando os sintomas motores se iniciam, o paciente pode apresentar tremor de repouso, lentificação dos movimentos, rigidez, os quais ocorrem em geral primeiramente em um lado do corpo e posteriormente com o evoluir da doença, pode ter acometimento bilateral. Podem ocorrer ainda quedas por instabilidade postural e alterações da marcha, a qual passa a ser mais lenta e travada, que chamamos de “Marcha de Pequenos Passos”, pontua.

Segundo a especialista, a idade média de início desta doença é 60 anos, mas o problema pode atingir indivíduos de outras faixas etárias, sendo mais raro o início antes dos 40 anos. Também não há um meio de prevenção do Mal de Parkinson.

“Atualmente, não existe tratamento que cure esta enfermidade, porém, o tratamento estabiliza os sintomas, havendo uma melhora nestes sinais e também na qualidade de vida do paciente. Existem ainda diversos tipos de medicamentos, os quais nós usamos isoladamente ou em combinação de acordo com cada caso. Para conviver bem com esta enfermidade, os pacientes tem que se conscientizar da importância não só do tratamento medicamentoso adequado, mas também de reabilitação motora e fonoterapia. Muitas vezes também é necessário acompanhamento psicoterápico”, completa.