×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial: Segurança no verão

Esse é o assunto discutido na reportagem especial desta semana do Jornal Terceira Via

Opinião
Por Redação
16 de dezembro de 2018 - 0h01

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Campos, Tenente-Coronel Fabiano, garante que a unidade está pronta para atender as demandas de segurança pública nas praias da região, mas alerta que torna-se necessário o suporte dos guardas municipais. Ele já teve encontros de trabalho com os representantes de turismo da prefeitura de Campos, bem como com a prefeita de São João da Barra Carla Machado, para tratar do assunto. Muitas coisas alinhavadas, mas tudo ainda em fase de tratamento final.

É bom lembrar que além de Campos e São João da Barra, o 8º BPM é responsável também pelas praias de São Francisco de Itabapoana, onde estão a de Gargaú, Guaxindiba, Santa Clara, dos Sonhos e outras. Não é uma tarefa fácil cobrir tudo isso.

O 8º BPM é o maior batalhão em termos de contingente do Estado do Rio de Janeiro, mas cobre uma área territorial maior do que a própria capital. Não é novidade para ninguém que a Segurança Pública do estado termina o ano sob Intervenção Federal e com combos de problemas.

No caso do Batalhão de Campos, ele tem todo esse litoral para policiar e quando desloca um expressivo número de policiais e viaturas para essas praias, acaba enfraquecendo o policiamento na cidade, que no verão fica praticamente deserta.

Então é o que chamam de cobertor curto. Quando cobre os pés, descobre a cabeça e vice-versa. Mas pelo relato do Tenente-Coronel Fabiano, trabalhando com inteligência e com a ajuda da comunidade, denunciando suspeitos, tudo tende a correr bem. Que esteja certo.