×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Oncobeda realiza mil braquiterapias

Técnica moderna de tratamento do câncer oferecida pelo grupo IMNE é a primeira no interior do estado do Rio de Janeiro

Campos
Por Redação
3 de dezembro de 2018 - 0h01

O radio-oncologista Ronaldo Cavalieri na sala preparada para o tratamento de braquiterapia do Oncobeda. (Foto: Silvana Rust)

No mês de novembro, o Oncobeda, do grupo IMNE, alcançou a marca de mil braquiterapias. Desde 2015, o serviço é oferecido em Campos, sendo o primeiro fora da capital do Estado do Rio de Janeiro, fazendo do hospital o pioneiro nesse tipo de procedimento. Trata-se de uma técnica moderna de tratamento do câncer, onde a radiação restrita afeta diretamente o local do tumor cancerígeno, reduzindo a exposição aos tecidos saudáveis. Com o modelo moderno, foi possível reduzir o tempo de tratamento e de espera do paciente, oferecendo mais conforto a ele, já que o sistema permite liberar uma quantidade de doses de radiação de forma muito rápida, em um curto período e evita o descolamento daqueles que precisam ir para fora da cidade, o que de certa forma prejudica o processo.

Segundo o radio-oncologista, Dr. Ronaldo Cavalieri, a braquiterapia é um tratamento com radiação, uma modalidade de radioterapia. Braqui significa contato. Logo, nesse processo, a fonte de radiação está em contato com a região tratada.

A radio-oncologista Andréa Carvalho. (Foto: Silvana Rust)

O especialista coloca alguns aplicadores que vão criar um caminho para que essa fonte de radiação chegue à área de intenção. Na maioria dos pacientes, a braquiterapia faz parte da estratégia inicial do tratamento, que é definida em uma avaliação conjunta com os demais médicos da equipe. Normalmente, são feitas quatro aplicações e, na maior parte, o tratamento é voltado para atendimento de pacientes com tumores ginecológicos.

“Quando iniciamos em fevereiro de 2015, havia cerca de 40 pacientes esperando há três meses um tratamento de braquiterapia fora de Campos. Elas tinham que se deslocar até o Rio de Janeiro depois de esperar bastante, ou seja, dentro daquela estratégia definida no início, ela parava no meio do curso e ficava meses sem tratamento, o que era muito ruim. Percebendo essa necessidade, nós vimos que era nossa obrigação trazer esse tipo de tratamento para a região. Em pouco tempo conseguimos zerar a fila e foi possível encurtar o tratamento. Hoje, recebemos muitos pacientes do município e de fora dele. Depois de mil tratamentos, que é um número muito expressivo, a equipe conseguiu ter uma experiência adquirida durante esse tempo e temos muito orgulho em poder promover essa possibilidade”, declara.

Para oferecer a braquiterapia aos pacientes, o Oncobeda conta com uma estrutura moderna e uma sala dedicada somente a este tratamento, que conta com materiais para sedação e equipamentos de radiologia com ultrassom, proporcionando o conforto na hora da aplicação.

O Oncobeda conta com uma equipe preparada para atender os pacientes. (Foto: Silvana Rust)

“A maior vantagem de ter a braquiterapia dentro do serviço é otimizar o tratamento do paciente. O que a gente espera a partir de agora é poder continuar oferecendo o que há de melhor e buscamos isso em outras unidades e projetos, que certamente virão. Estamos sempre olhando para frente, pois conseguimos trazer um procedimento que não existia na cidade e queremos sempre incorporar novas técnicas aliadas aos melhores profissionais”, assegura.
A radio-oncologista Dra. Andréa Carvalho ressalta a união da equipe multidisciplinar para proporcionar ao público um ambiente que vai além do serviço de braquiterapia.

“Além de ter equipamentos avançados, a equipe é bem formada e competente. O objetivo é dar o conforto a esse paciente e tratá-lo para que se sinta seguro e acolhido pelo serviço. A braquiterapia é um procedimento essencial no tratamento oncológico, principalmente o ginecológico, então não basta somente fazer a radioterapia, a quimioterapia, a cirurgia, temos que complementar com a braquiterapia, que é um passo essencial para obter o resultado necessário”, pontua.

A eficácia da técnica e o ambiente acolhedor são imediatamente percebidos pelos pacientes. A filha de Patrícia Ribeiro está passando por um momento delicado e foi bem recebida no Oncobeda.

“Nós não conhecíamos o serviço, somente da radioterapia e da quimioterapia, mas a braquiterapia veio como uma esperança e começamos a entender a importância dela. Lá, toda equipe faz tudo que pode pelo paciente”, frisa.