×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Confira a programação completa da 10ª Bienal do Livro de Campos

Evento, que acontece de 20 a 25 de novembro, terá mais de 100 atividades em 75 horas de duração

Cultura
Por Redação
12 de novembro de 2018 - 14h58

I jornalista Artur Xexéo é uma das atrações da Bienal (Foto: divulgação)

A 10ª Bienal do Livro de Campos, que será realizada entre os dia 20 a 25 de novembro, no Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Centro, contará com mais de 100 atividades distribuídos em 75 horas, em uma programação elaborada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e pelo Sesc. Entre os participantes, a vencedora de dois prêmios Jabuti, a jornalista Daniela Arbex; o desenhista André Dahmer; o jornalista Artur Xexéo; e o poeta Bráulio Bessa, além dos músicos Leoni e Paulinho Moska. Confira toda a programação completa aqui.

A Bienal contará com palestras, mesas de debate, workshops, cafés literários, concursos e festivais. O primeiro dia de evento (20) terá a Cerimônia Oficial de Abertura às 18h, na Concha Acústica. Entre as atrações de destaque da feira, o Show Musical “Canta, canta minha gente” – Tributo a Martinho da Vila com seus netos Raoni e Dandara Ventapane ainda no dia 20, às 22h, na Concha Acústica. No dia 21, a partir das 22h, show musical com Leoni – Voz e Violão, também na Concha Acústica.

No dia 22, às 17h, a mesa “Muros Invisíveis: Segregação social, racismo e violência urbana”. Mediada pelo diretor de projetos da Superintendência Municipal de Igualdade Racial, Diogo Lima, a mesa conta com a vencedora de dois prêmios Jabuti, Daniela Arbex, o produtor e diretor de cinema, Fernando Sousa; e o Comandante do 8º BPM (Campos), tenente-coronel Fabiano Santos de Souza. O debate acontece no Auditório Cristina Bastos.

O poeta Bráulio Bessa também participará do evento (Foto: divulgação)

Às 17h do dia 23, será realizada a mesa “Fakenews: Mentiras Verdadeiras”, mediada pelo jornalista Ocinei Trindade. Entre os debatedores estará o coreógrafo e escritor Wagner Schwartz. Também participam da mesa o colunista de “O Globo”, Artur Xéxeo; o diretor de redação do jornal Folha da Manhã, Aluysio Abreu Barbosa; e a jornalista Cláudia Eleonora.

No dia 24, às 11h, no auditório Cristina Bastos, outra mesa que promete um debate pertinente à atualidade é “Política x Religião: o estado é laico?” com o jornalista de “A Gazeta”, Bob Fernandes; o doutor em sociologia com ênfase em sociologia da religião, políticas públicas e teoria social; e secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari; e a doutora em Ciências Sociais, Sílvia Fernandes.

O encerramento da 10ª Bienal do Livro acontece no dia 25. Às 17h30, o músico Paulinho Moska participa de um bate-papo na Concha Acústica. Às 18h30, será realizada a cerimônia de encerramento, seguida do show de Moska, “Tour Beleza e Medo”, a partir das 19h.

Além de ter como patrono Nilo Peçanha, que foi presidente do Brasil em 1909 e 1910, a Bienal homenageará também Antônio Roberto Fernandes, Félix Carneiro (Felinho) e Lenilson Chaves, que implantou a Bienal do Livro em Campos, em 2000. Segundo a Prefeitura de Campos, a realização da feira literária novamente no IFF, como em sua primeira edição, traz uma economia de R$ 1,3 milhão.