×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Exposição “Marias não se Calem” retrata violência contra a mulher

Para sensibilizar visitantes, exposição leva ao Museu de Campos objetos usados em agressões, relatos de vítimas e mais

Campos
Por Redação
6 de novembro de 2018 - 13h13

(Foto: Silvana Rust)

Objetos usados em agressões, relatos de mulheres que já sofreram violência doméstica e gravações de vítimas ao pedir socorro ao 180 são apenas alguns dos meios por quais a exposição “Marias não se Calem!” usará para retratar as agressões e violências sofridas por mulheres de diferentes partes do país. A exposição, que também terá fotos artísticas e manequins, estreia nesta terça-feira (6), no Museu Histórico de Campos, e a expectativa é levar os visitantes o mais próximo da realidade e provocar a reflexão sobre o tema.

Organizada pelos professores Beatriz Coutinho, de Artes Visuais, e Diogo Jordão, de Geografia, ambos do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, a mostra pretende abordar a agressão às mulheres de forma que conscientize o público e para isso, além dos objetos, também expõe estatísticas.

“A ideia surgiu pela observação de que embora os alunos tratem esse tipo de agressão como algo comum em suas rotinas, o assunto ainda seja um tabu. A violência contra a mulher, infelizmente, é naturalizada na nossa sociedade. Se por um lado a maioria conhece ou convive com alguma vítima ou até mesmo já foi agredida, por outro aspecto, ainda é muito forte na prática a ideia daquele ditado que diz que em briga de marido e mulher ninguém mete a colher”, explicou a professora Beatriz Coutinho.

Ainda de acordo com a professora, a exposição usa vários meios para mostrar esse drama da forma mais real possível. “A gente quer trazer para o debate que isso não é normal, que uma mulher não pede pra ser estuprada porque botou determinado tipo de roupa e que não apanha do marido porque quer. E para auxiliar nessa conscientização, temos, por exemplo, áudios reais e chocantes dessas vítimas pedindo ajuda. Queremos realmente sensibilizar os visitantes”, concluiu a professora.

Durante o evento, os alunos do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel também farão um esquete teatral, em que vão abordar os tipos de violência doméstica e assédio sexual.

Visitação – O Museu Histórico de Campos está localizado na Praça do Santíssimo Salvador, nº 40, no Centro e funciona das 10h às 17h, de terça a sexta-feira e de 9h às 14h aos sábados, domingos e feriados. Outras informações pelo telefone: (22) 98175-0616.