×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE encerra Outubro Rosa

Equipe multidisciplinar da oncologia já se antecipou e também preparou atividades para o Novembro Azul na cidade

Campos
Por Redação
4 de novembro de 2018 - 0h01

Equipe multidisciplinar do Grupo IMNE. (Foto: Silvana Rust)

A prevenção é a chave contra o câncer de mama. Por isso, em todo o mês de outubro, o grupo IMNE realizou diversas ações de conscientização para todas as mulheres, justamente visando mostrar a importância do cuidado com a saúde do público feminino. O Outubro Rosa é uma campanha que mobiliza todo o país, para alertar que os números dessa doença assustadora vem crescendo com o passar do tempo. Para fechar essa etapa de maneira bem especial, no último dia 31, a equipe multidisciplinar da oncologia preparou diversas atividades e serviços para atender às mulheres no jardim da unidade 2 do Hospital Dr. Beda, em Campos. Em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde foram oferecidas ainda cem vagas para consultas com mastologistas e exames de mamografia. As médicas especialistas na área Maria Nagime, Alessandra Mamede, Manuela Patrão e Fernanda Siqueira participaram do evento.

“A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou essas vagas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e essas mulheres não necessariamente estão com câncer, mas buscam a prevenção da doença. Esse é o grande objetivo da campanha Outubro Ros. A última ação veio para fechar o mês e pensamos em fazer ao ar livre para atingir a sociedade”, ressalta a assistente social Laís Leal.

Entre as atividades houve limpeza facial com uma profissional de estética para elevar a autoestima das mulheres que visitam o espaço. (Foto: Silvana Rust)

Duas das vagas foram preenchidas pelas pacientes Ediana da Silva e Maria Cremilza Rangel, que aprovaram a iniciativa.
“Gostei muito de toda a equipe que trabalha no grupo. Já saí daqui com o encaminhamento e marquei o exame. O atendimento foi excelente. Peço a todas as mulheres que não deixem de fazer a mamografia e de prevenir essa doença, pois o número de casos vem aumentando. Nós precisamos ter esse cuidado”, afirma Maria Cremilza.

Já a Ediana reforça a importância da consulta com um médico especialista.

“Apesar da dificuldade de conseguir pelo SUS, aqui encontramos a oportunidade. Peguei o encaminhamento e fui atendida”, completa.

Segundo a residente em mastologia, Esther Marota, a mamografia é o principal exame de rastreio do câncer de mama e não deve ser esquecido pelas mulheres. Hoje, com a tecnologia, o procedimento é indolor e feito de forma rápida.

“É preciso ter essa conscientização globalizada, não só em um mês específico, mas ao longo do ano inteiro. A mulher tem que procurar um especialista para se prevenir e fazer todos os exames necessários, caso haja alguma alteração”, declara.

Profissionais da Secretaria de Saúde também estavam na ação prestando orientações. (Foto: Silvana Rust)

A programação também contou com orientações sobre o câncer de mama, limpeza de pele, aferição de pressão e glicose, distribuição de brindes, café da manhã e lanche, degustação de chás e shakes, além da presença da equipe do Fisiocentro, espaço que conta com Gravity pilates, seção especializada para hidroterapia e é referência em Campos no atendimento de fisioterapia. As pacientes oncológicas do grupo também participaram da ação com a exibição e venda de artesanato

“O grupo IMNE já realiza um excelente trabalho na área do SUS na parte oncológica e na ação não foi diferente. Atendemos diversas especialidades, tendo como o principal a mastologia. Nós ainda buscamos o rastreamento cada vez maior dessas mulheres, porque a nossa intenção é realmente detectar desde início da doença para que possamos tratar e valorizar a autoestima, para que elas estejam felizes e se realizando em todas as suas dimensões. O nosso objetivo é cuidar dessas pacientes”, pontua Viviane Vieira, gerente da oncologia na área do SUS.

Consultores Hinode: Gabriel Almeida e Edilson Nazário. (Foto: Silvana Rust)

Parceiros: Fisiocentro, ARC Med, Clínica La Vie, Drogarias Mega Saúde, Ibrass Uniformes e Hinode.

Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, a equipe multidisciplina da oncologia do grupo IMNE ainda realizou desfile de moda para as pacientes oncológicas, roda de conversa, sorteio de brindes, troca de experiências com a presença de especialistas e diversas outras atividades visando levantar a autoestima das mulheres.