×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Sem virada, Bolsonaro vira presidente; veja principais propostas

Com postura autoritária, o novo presidente do país caiu nas graças dos mais conservadores

País
Por Redação
29 de outubro de 2018 - 14h57

O deputado Jair Messias Bolsonaro (PSL) foi escolhido pela maioria dos brasileiros para ser o novo presidente do Brasil. Com 55,21% dos votos, ele foi a escolha de 57.617.527 eleitores e venceu o candidato Fernando Haddad, do PT, após o segundo turno. Ao longo dos quase 28 anos de vida pública em que ocupou a vaga de deputado no estado do Rio de Janeiro, Bolsonaro teve poucos projetos aprovados – o que é um dos alvos de críticas de seus opositores. Com postura autoritária, o novo presidente do país caiu nas graças dos mais conservadores e prega a defesa pela família, a liberação das armas e a redução da maioridade penal. Polêmico em suas declarações, o militar reformado Bolsonaro já chegou a afirmar que usou dinheiro público para ‘comer gente’ e também já confessou ser homofóbico. Quem também mostrou-se polêmico foi o futuro vice-presidente, General Mourão, que chegou se declarar contra o 13º salário e foi criticado publicamente, inclusive, por Bolsonaro.

Foi desde que o ex-presidente Lula (PT) teve a candidatura rejeitada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com base na Lei da Ficha Limpa, que Bolsonaro – que até então estava em segundo lugar nas pesquisas de intenção de votos – subiu para a primeira posição e assim manteve-se. Foi somente em 11 de setembro, último dia do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, que o candidato Haddad teve sua candidatura oficializada no lugar do ex-presidente Lula.

Ao longo da campanha política destas eleições, as fakes news (notícias falsas) também ocuparam grande destaque. A cada dia novos boatos contra os dois candidatos eram espalhados pelas redes sociais, principalmente pelo Whatsapp. Alguns críticos chegam a afirmar que foram as notícias falsas as responsáveis por influenciar o voto da massa brasileira.

Outro ponto que merece destaque foi o ataque sofrido pelo futuro presidente durante uma passeata em sua campanha por Juiz de Fora, em Minas Gerais, quando o agressor Adélio Bispo de Oliveira o esfaqueou, no dia 6 de setembro. Desde o episódio, o candidato do PSL parou de fazer campanhas nas ruas e em locais públicos e também não participou mais dos debates, embora estivesse liberado pelos médicos.

Principais promessas de Jair Bolsonaro

Saúde

Uma das propostas do candidato do PSL para lidar com a falta de médicos é fazer um “credenciamento universal dos médicos”. Já para exterminar as filas do SUS, assim como Haddad, Bolsonaro propõe a criação de um prontuário eletrônico nacional. Outra proposta na área é a inclusão dos profissionais de educação física no programa de Saúde da Família, com o objetivo de ativar as academias ao ar livre.

Educação

Dar um salto de qualidade na educação com ênfase na infantil, básica e técnica, sem doutrinar. Implementar educação à distância também no ensino fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, com alunos de 6 e 14 anos.

Segurança

Outras ideias que o candidato defende são investir fortemente em equipamentos, tecnologia, inteligência e capacidade investigativa das forças policiais; acabar com a progressão de penas e as saídas temporárias; reduzir a maioridade penal para 16 anos, reformular o Estatuto do Desarmamento para garantir o direito do cidadão à posse de armas.