×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Quatro cidades da região terão apoio de forças federais durante as eleições

Até o momento, TSE já liberou reforço para 510 municípios brasileiros

Geral
Por Redação
3 de outubro de 2018 - 17h35

Quatro zonas eleitorais terão reforço em Campos (Foto: Silvana Rust)

Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra e São Fidélis contarão com apoio de forças federais durante as eleições deste ano. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral (STF) aprovou o envio de militares para 510 localidades de 11 estados. No Estado do Rio, 106 zonas eleitorais terão reforço na segurança neste domingo (7).

As tropas foram destinadas a partir do pedido do juiz responsável por cada zona eleitoral. Em Campos as quatro (75ª, 76ª, 98ª e 129ª) solicitaram e foram atendidas. Em SJB os militares atuarão na 37ª Zona Eleitoral; em São Fidélis, na 35ª; e em SFI, na 130ª.

“A Justiça Eleitoral requisitou o apoio para garantia da votação e apuração e foi atendida pelo Comando conjunto. Seremos empregados juntamente com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil”, destacou o capitão da Segunda Companhia de Infantaria, Kurlan Barbosa.

A atuação das forças federais nas eleições está prevista no inciso XIV do artigo 23 da Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral), com a finalidade de garantir a normalidade do pleito, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados. Os pedidos aprovados pelo TSE são encaminhados ao Ministério da Defesa, órgão responsável pelo planejamento e execução das ações empreendidas pelas Forças Armadas.

Confira aqui a lista completa dos pedidos autorizados pelo TSE até a última terça (2).