×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prêmio Eu Sou 3ª Via

Personalidades que fazem a diferença na vida de muitos

Campos
Por Redação
17 de setembro de 2018 - 0h01

Fazer o bem sem olhar a quem. É esse o ditado popular. Em Campos, muitas pessoas fazem a diferença ajudando uns
aos outros, através de projetos e ações que minimizam o sofrimento e a necessidade de quem mais precisa. Na noite do próximo dia 25, no Teatro Trianon, o Sistema de Comunicação Terceira Via vai comemorar seu aniversário de 6 anos e resolveu homenagear essas pessoas que fizeram ou fazem a diferença em nosso município e proporcionam alegria e bem estar ao próximo.

No palco do Trianon, serão homenageados: Edvar de Freitas Chagas (In memoriam); Dom Fernando Rifan; Pastor
Sandro Reis; Emílio Martins – (Grupo GRV); Admardo Peixoto; Marcelo de Oliveira – (Grupo de Astronomia); Alda Ribeiro – (Grupo Espírita Dr. Hermann); Jony William – (Orquestrando a Vida); Fernando da Silveira; Maestro Ricardo de Azevedo – (Lyra de Apolo) e o pastor Aider Gouvêa.

Admardo Peixoto – Proprietário da Fazenda Mocotó, no Imbé, Admardo é guardião das belezas naturais do local e há mais de 50 anos luta pela preservação da fauna e flora da região. É turismólogo e aprendeu a gostar e respeitar o meio ambiente através das aulas de educação ambiental e ecoturismo. Desde então, luta para que a natureza seja contemplada e respeitada. É precursor da preservação ambiental no município.

Grupo Espírita Beneficente Dr. Hermann – O grupo espírita dr. Hermann é uma instituição filantrópica que atua em campos desde 1993, sob direção espiritual do Dr. Hermann e da Srª Alda Ribeiro. Através de vários projetos, a entidade realiza trabalhos importantes em busca de ajudar a quem precisa através de distribuição de alimentos, atendimento médico, psicológico e de serviço social de forma gratuita. Como instituição espírita, oferece a todos, evangelização desde o berçário até a idade adulta com estudos baseados no espiritismo, além de grupo de canto, oficina de biscoito, oficina de costura, entre outras ações.

Cristolândia – Há quase 9 anos, o Projeto Cristolândia, em Campos, vive com a missão de ajudar mulheres com dependência de álcool e droga. A casa funciona como um lar, onde essas pacientes recebem tratamentos médicos, odontológicos e psicológicos. Mais de 30 profissionais voluntários, entre ginecologistas, dentistas e psicólogos se unem para cuidar e amparar essas mulheres para uma nova vida. Além de tratar a dependência, o projeto trabalha com a reinserção e reintegração familiar e social, encaminhando essas pacientes para o mercado de trabalho. O projeto Cristolândia já amparou mais de 400 mulheres e esse trabalho incrível não poderia deixar de ser homenageado.

Maestro Ricardo Azevedo – Um guerreiro no campo da música. Entrou na Lira de Apolo com 14 anos, tocando trompa. Em 1978, começou a reger a banda, a qual hoje é também presidente. Desde 1990 luta de forma incansável pela recuperação do prédio da Lira de Apolo que foi destruído em um incêndio na década de noventa e hoje está sendo reformado sem nenhum recurso do poder público.

Grupo de Resgate Voluntário – O grupo de Resgate Voluntário trabalha ininterruptamente para atender todo e qualquer tipo de emergência em campos e região. A associação, que possui mais de 80 voluntários da área de saúde, trabalha em parceria com o corpo de bombeiros e prefeitura, dando suporte com uma ambulância disponível 24 horas para atender desde resgates a transporte de pacientes. Só em 2017 foram feitos mais de 700 atendimentos. É uma entidade sem fins lucrativos, imparcial e independente, que existe para ajudar a quem precisa em momentos de aflição. São verdadeiros heróis do dia a dia e o Sistema de Comunicação Terceira Via fica honrado em fazer esta homenagem.

Dom Fernando Rifan – O bispo Dom Fernando Rifan, desenvolve há 30 anos um belíssimo trabalho social na comunidade da Baleeira no Centro Catequético Social Santa Tereza de Calcutá. Cerca de 150 famílias são assistidas e recebem tratamento odontológico e social, gratuitos.

Prof. Fernando da Silveira – Dono de um carisma impressionante, o professor Fernando da Silveira começou a lecionar na década de 50, para o Ensino Médio, onde dava aulas de gêneros jornalísticos. Desde então, nunca mais parou. Nos anos 70 iniciou, como professor na então Faculdade de Filosofia de Campos, dando aulas para o curso de jornalismo. Em 1983 incluiu na rotina de aulas os alunos de Direito. Foi responsável pela criação do Ginásio Comercial Nilo Peçanha e da Escola Lulo Ferreira de Araújo, em Morro do Coco.

Maestro Jony William – Maestro Fundador da ONg Orquestrando a Vida, criada há 23 anos com o intuito de usar a música como ferramenta de inclusão social para crianças, jovens e suas famílias, Jony Willian é um transformador de vidas. Através da Ong leva música às comunidades carentes de cultura na cidade. Através da orquestra, o maestro já ensinou o ofício da música para milhares de jovens e muitos deles, hoje, estão estudando em outros países ou atuando como profissional pelo Brasil afora.

Marcelo de Oliveira – Clube de Astronomia de Campos – Fundado em 26 de maio de 1996, na cidade de Campos, o Clube de Astronomia Louis Cruls é reconhecido em vários lugares do Brasil e do mundo. Em seus 22 anos de existência o clube realizou inúmeras atividades e eventos importantes e coordena a campanha internacional de busca de asteroides na cidade. Através dela, estudantes de campos realizaram a descoberta de 254 novos asteroides.

Pastor Sandro Reis Rocha Barros – Sandro Reis Rocha Barros é pastor da Igreja Batista do Flamboyant, bacharel em Teologia, Engenheiro, mestre em engenharia e mestre em ciências das Religiões. No município de Campos atua em diversas obras sociais. Na Baixada Campista trabalha com projetos sociais e missionários nos distritos. Já desenvolveu trabalhos sociais nos estados de Sergipe, Ceará, Bahia, Tocantins, Minas, entre outros. Seu amor ao próximo se estende ainda ao exterior onde atuou como missionário em Angola. O pastor também mantém um projeto educacional entre os índios Xerentes, no estado do Tocantins.