×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Dezenas de inscritos nas oficinas e cursos da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima

Continuam abertas as inscrições

Cultura
Por Viny Soares
13 de setembro de 2018 - 12h57

Continuam abertas as inscrições para oficinas de Iniciação Teatral, Iniciação à Pintura e o curso de Fotografia Mobile oferecidos, gratuitamente, pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Trinta e cinco pessoas já se inscreveram para participar das modalidades que serão ministradas no Teatro de Bolso Procópio Ferreira e no Museu Histórico de Campos.

 

Os interessados em participar das modalidades devem comparecer ao Museu Histórico de Campos, localizado na Praça do Santíssimo Salvador, de terça a sexta-feira, de 10h às 17h, entregando cópia de documento de identidade do aluno. Aos menores de idade, é necessária a cópia do documento do responsável.

 

Os cursos estão disponíveis para crianças, adolescentes e adultos. A Oficina de Iniciação Teatral é direcionada a crianças e jovens (8 a 14 anos); o curso de Iniciação à Pintura, 16 anos; e o curso de Fotografia Mobile, 14 anos. As aulas da Oficina de Iniciação Teatral serão ministradas por Rosângela Queiroz, as terças e quartas-feiras, em dois horários, das 14h às 16h e das 16 às 18h, no Teatro de Bolso. O curso de pintura, do artista plástico Paulo Jorge, terá aulas as quartas e sextas-feiras, a partir das 14h, no Museu. Já as aulas de Fotografia Mobile serão ministradas pela fotógrafa Joana Guimarães terças e quintas-feiras, das 14h às 16h e das 16h às 18h, também no Museu. Cada curso terá três meses de duração.

 

O gerente de artes e ofícios da FCJOL, Pedro Fagundes, fala da importância de iniciativas como essa para o município e ressalta que projetos como esse são fundamentais para que campistas desenvolvam seus dons por meio da arte, através de suas vocações.

 

— É uma felicidade poder dar mais uma vez notícias boas. É lindo pra cultura do município, lindo para as pessoas que conseguem desenvolver suas potencialidades nas oficinas e cursos oferecidos pela FCJOL junto à Gerência de Artes e Ofícios. Que não nos faltem motivos para comemorar. A arte nos aponte sempre a melhor resposta — frisa Pedro.

 

Segundo a presidente da FCJOL, Cristina Lima, a iniciativa promove a inclusão dos jovens no teatro e o essencial é que eles tenham o primeiro contato com o curso para que busquem se identificar e para que obtenham o grau de aptidão.

 

— É essencial que eles não só se baseiam na prática durante o curso, mas também na formação teórica. Será um trabalho de cultura geral com essas crianças e adolescentes, que podem ser trabalhadas em variadas vertentes culturais. É uma questão de aprender a olhar para si com outros olhos para ter o que temos mais de precioso, que é a nossa cultura – destacou Cristina, ressaltando que os cursos terão como elementos base a cultura do município.