×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Para que sua vida não vire fumaça

O Dia Nacional de Combate ao Tabagismo é 29 de agosto, uma boa data para trocar o cigarro por uma vida mais saudável e melhor

Campos
Por Thiago Gomes
27 de agosto de 2018 - 17h17

O cigarro é um dos maiores causadores de câncer (Foto: Silvana Rust)

Que tal parar de fumar? Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que esta não é uma ideia ruim. De acordo com o órgão, 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Ainda segundo o Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.

Em Campos, há 12 anos, existe o Programa de Combate ao Tabagismo, mantido pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apenas em 2018 mais de 100 pacientes foram atendidos pelo Programa de Combate ao Tabagismo que, segundo o órgão, tem índice de êxito de 60%. “Das cidades do interior do Estado, Campos é a que tem desenvolvido melhores resultados no programa”, destacou o órgão em nota.

O tratamento contra o tabagismo no programa municipal dura cerca de três meses e os pacientes inseridos no programa passam por acompanhamento com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais e médicos. O atendimento ao público é realizado no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O responsável pelo programa, o enfermeiro Jetro Medeiros Pereira, adianta que em 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, a equipe do Combate ao Tabagismo vai iniciar o dia com uma palestra na Câmara de Vereadores, às 8h. Angela Martins, de 35 anos, fumava desde os 15, mas conseguiu parar há cerca de três. Ela comemora a decisão e lembra que sentiu os resultados positivos já na primeira semana sem o cigarro. “Toda hora eu precisava parar o que estava fazendo para fumar. Foram várias tentativas, até que consegui parar de vez. Não é uma tarefa das mais fáceis, mas é algo que vale a pena, já que a saúde de quem fuma está em jogo”, comentou Angela, que usou adesivos de nicotina no tratamento contra o tabagismo.

No Mundo A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para a ligação entre o cigarro e as doenças cardiovasculares, principal causa de morte em todo o mundo. Segundo a entidade, o uso do tabaco é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, derrame e doença vascular periférica. Ainda segundo a OMS, a epidemia global de tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, das quais quase 900 mil são não fumantes que morrem por inalar fumaça emitida por fumantes