×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Beda Solidário proporciona dia de cinema a pacientes do SUS com apoio do Kinoplex e São João

Atividades de cultura e lazer complementam tratamento de câncer e hemodiálise

Campos
Por ASCOM
24 de agosto de 2018 - 14h51

Cerca de 100 pacientes tiveram uma manhã de cinema e muita diversão (Foto: Silvana Rust)

Um dia de cinema, com direito a pipoca e muita diversão. Assim foi a manhã desta sexta-feira (24) para mais de 100 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos pelo Grupo IMNE, que enfrentam a dura rotina imposta pelo tratamento de câncer e pela hemodiálise. O Projeto Beda Solidário proporciona aos pacientes uma série de atividades e, desta vez, a escolhida foi uma produção da Disney.

Há mais de 40 anos Dalva Maria da Conceição Sardinha não ia ao cinema. Para a dona de casa, que passa por sessões de hemodiálise, a experiência já marcou sua vida. “Só fui ao cinema uma vez, ainda quando solteira. O filme foi lindo, mágico, emocionante”, comemorou.

Esta não é a primeira vez de Silvia Nascimento no cinema, mas ela ressalta que, nesta sexta, o filme teve um gostinho diferente, com uma pitada de superação. Os pacientes submetidos a hemodiálise passam por três sessões semanais que duram cerca de quatro horas cada. “A nossa luta é grande. Ontem encaramos a hemodiálise. E hoje foi só diversão”, disse a dona de casa.

Rosani Gomes de Queirós, que também faz sessões de hemodiálise, conta que atividades recreativas são bastante esperadas pelos pacientes. “O tratamento não é fácil, é sofrido, então, participar de ações como estas é muito bom, pois ficamos mais felizes”, comentou.

Dalva Maria voltou ao cinema após mais de 40 anos (Foto: Divulgação)

De acordo com a assistente social do Instituto de Gestão Hospitalar e Saúde (IGEHOSP) do Grupo IMNE, Laís Leal, o tratamento pode ir além dos medicamentos e procedimentos clínicos. E é isso que o Projeto Beda Solidário tem buscado.  “Nosso objetivo é minimizar os impactos do tratamento com atividades de cultura e lazer, por exemplo. Muitos pacientes do SUS estão em vulnerabilidade social e a doença, geralmente, agrava essa situação. E com essas ações, também tentamos minimizas essas questões sociais. Todos adoraram, se emocionaram e já saíram do cinema perguntando quando será a próxima vez”, explicou a assistente social, destacando que os pacientes também participam de oficinas, como as de artesanato.

O Grupo IMNE atende cerca de cinco mil pacientes que estão cadastrados pelo SUS nos setores de Oncologia e Nefrologia.

Um ônibus da empresa São João levou os pacientes até o cinema. A sala foi cedida pelo Kinoplex e o filme escolhido foi “Christopher Robin – Um Reencontro Inesquecível”. Na produção da Disney, Christopher Robin, vivido pelo ator Ewan McGregor, já não é mais aquele jovem garoto que adorava embarcar em aventuras ao lado de Ursinho Pooh, Tigrão, Leitão e outros animais no Bosque dos 100 Acres. Agora um homem de negócios, ele cresceu e perdeu o rumo de sua vida, mas seus amigos de infância decidem entrar no mundo real para ajudá-lo a se lembrar que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar.