×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Hospital Ferreira Machado comemora Dia do Psicólogo

No próximo dia 27, uma programação acontece com filme, debate e homenagens

Saúde
Por Redação
24 de agosto de 2018 - 15h37

 

Evento comemorativo acontece no Centro de Estudos do HFM (Foto: Arquivo)

O Serviço de Psicologia Hospitalar do Hospital Ferreira Machado comemora o Dia do Psicólogo na segunda-feira, 27, às 10h, no Centro de Estudos da unidade. Considerado um dos mais atuantes e mais antigos da cidade, o setor composto por vários profissionais pretende se reunir com pacientes e colegas de ofício para contar parte da história desse tipo de atendimento. Será exibido, na ocasião, um documentário sobre a “História da Psicologia HFM”, seguido de uma mesa de conversa com convidados e psicólogos.

Na programação comemorativa também está prevista uma homenagem a psicóloga Eleonora Chacur, que foi a primeira profissional da área a atuar no Hospital Ferreira Machado. Também haverá apresentação do Grupo Vozes do HFM e uma confraternização no encerramento. A psicologia hospitalar é uma área que trata do suporte ao paciente em estágio de adoecimento, que tenta promover maior segurança e conforto ao sujeito que está enfrentando essa fase com grande dificuldade.

Como um campo de amplo tratamento da saúde mental, essa vertente da psicologia não enfrenta apenas as doenças com causas psicológicas denominadas psicossomáticas, mas também afeta aspectos psicológicos em geral, entre toda e qualquer doença. Entre uma equipe multidisciplinar que trabalha com esse tipo de situação, o psicólogo é o responsável por escutar e acolher o sofrimento dos pacientes, analisando as principais dificuldades encontradas pelo mesmo em sua trajetória no hospital e dando novo significado ao paciente.