×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Capitão dos Portos do Rio de Janeiro visita Porto do Açu

Objetivo foi apresentar o Complexo ao Agente da Autoridade Marítima e trocar conhecimento

Economia
Por Redação
24 de agosto de 2018 - 17h15

O Porto do Açu recebeu a visita do novo Capitão dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ), o capitão de Mar e Guerra, André Felix, que conheceu o Complexo Portuário acompanhado também do Chefe do Departamento do Tráfego Aquaviário da CPRJ. Os militares foram recebidos pelo diretor de operações do Porto do Açu, Ideraldo Goulart, e por representantes das áreas de navegação e comercial. O objetivo da visita, além de apresentar o empreendimento, foi consolidar o relacionamento entre a Porto do Açu e a autoridade marítima.

Para Ideraldo Goulart, a relação com a Marinha do Brasil é fundamental para o desenvolvimento contínuo do Complexo Portuário: “É importante que a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro tenha a dimensão exata do nosso empreendimento, bem como da qualidade dos recursos que temos em prol da segurança da navegação. Assim, contribuímos para que a autoridade marítima tenha tranquilidade quanto ao desenvolvimento operacional do Açu de forma alinhada à sua missão institucional”, afirmou.

Os militares estiveram no Terminal de Minério de Ferro e na base do Serviço de Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Service – VTS), que monitora ativamente o tráfego aquaviário, promovendo segurança e eficiência na movimentação de embarcações. Ao final da visita, o grupo ainda percorreu o canal do Terminal 2 em um dos rebocadores de 80 toneladas “Escort Tugs” em atividade no Complexo – único no pais a contar com este tipo de embarcação de apoio portuário.

“Este intercâmbio de conhecimento entre a Porto do Açu e a Marinha é fundamental, já que o Açu é um exemplo de inovação e desenvolvimento para todo o país, principalmente por ser de iniciativa privada. A interação entre as partes irá viabilizar novos frutos para desenvolvimentos futuros, tanto no Açu quanto em outras iniciativas privadas como esta”, ressaltou o capitão dos Portos.