×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Morro do Itaoca terá nova rampa de voo livre projetada pela Uenf

Iniciativa de buscar a universidade veio dos próprios membros da Associação de Voo Livre

Campos
Por ASCOM
9 de agosto de 2018 - 18h52

O Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico participou do primeiro levantamento para reformulação da rampa de voo de asa delta e parapente do Morro do Itaoca. Junto ao Departamento de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UENF), a Fundação Municipal de Esportes (FME), Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e à Associação de Voo Livre, foi realizada uma visita técnica à Área de Proteção Ambiental (APA) na manhã desta quinta-feira (9).

De acordo com o diretor municipal de turismo, Hans Muylaert, a parceria com a Uenf é uma alternativa para aperfeiçoar o espaço, que é destaque em Campos e promissor no turismo esportivo. A iniciativa de buscar a universidade veio dos próprios membros da Associação de Voo Livre que submeterão o projeto ao poder público.

— A Associação teve esta iniciativa e a prefeitura, como responsável do espaço referente ao topo do Morro do Itaoca, apoia a ação. Vamos participar do processo para avaliar se o projeto estará de acordo com as necessidades ambientais do local, e os objetivos esportivos. Sendo aprovado, a prefeitura também participará da busca de recursos para a execução, que pode ser propiciada pela iniciativa privada — relatou Hans.

O Departamento de Turismo trabalha para a implementação de uma política pública de turismo em Campos. Para isso, atuações conjuntas geram impactos positivos na cadeia produtiva local. “Destaco a proposta de reativação do Conselho Municipal de Turismo, que será formado por lideranças privadas e públicas da cidade. Com o apoio incondicional do prefeito Rafael Diniz, tenho a certeza de que a política de turismo deve ser pensada pelos empresários e agentes que atuam no segmento”, disse Hans.

A Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro do Itaoca é uma unidade de conservação de uso sustentável. No local, processos naturais e biodiversidade devem ser preservados. Com crescente popularidade, o espaço recebe visitantes para práticas esportivas como caminhada, ciclismo e voo livre. Localizado a aproximadamente 17 quilômetros do Centro, no distrito de Ibitioca, o morro é o ponto mais alto do município e garante uma vista especial da cidade.

Fonte: SupCom Campos