×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aparelhos ortodônticos para todos os sorrisos

Cresce o número de pacientes que precisam utilizá-los durante o tratamento dentário

Saúde
Por Redação
7 de agosto de 2018 - 0h01

Drª Mayara Barbosa Xavier Pereira

Utilizados principalmente por quem não abre mão de manter o sorriso cada vez mais belo, os aparelhos ortodônticos deixaram de ter uma aparência que antes não agradava a muitos pacientes. Atualmente, existe uma gama de modelos que atendem as necessidades e à personalidade de cada pessoa. Porém, diferente do que muitos pensam, o aparelho ortodôntico tem a finalidade não só no ponto de vista estético, mas também funcional. Ele promove a movimentação dos dentes a partir de uma força mecânica.

A cirurgiã dentista com atuação na área de Ortodontia, Mayara Barbosa Xavier Pereira, afirma que o aparelho ortodôntico envolve as estruturas ósseas e periodontais, que abrange os dentes e o tecido conjuntivo que fixa essa estrutura na gengiva, permitindo assim que o paciente obtenha a oclusão ideal, que é a forma como os dentes se relacionam entre si.

Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou móveis, chamados também de removíveis. De acordo com o modelo, a evolução da movimentação dentária ocorre de forma mais rápida, como os autoligados. Há ainda aqueles prateados, coloridos e os mais discretos, de cor transparente, denominados de invisíveis, que não se sobressaem muito quando o paciente abre a boca para falar ou sorrir.

“As pessoas tem procurado mais o tratamento ortodôntico nos últimos tempos. Muitos pacientes chegam tendo interesse de seguir a uma determinada moda, por achar bonito. Nesse momento, é feita uma avaliação quanto à necessidade do uso do aparelho, uma vez que o tratamento ortodôntico é algo sério e deve ser realizado sempre com muita responsabilidade. Outros procuram pela estética, por não estarem satisfeitos com o seu perfil e então são encaminhados para ajustes oclusais. Os pacientes cada vez mais têm chegado ao consultório cientes do que é o tratamento e quais os tipos de aparelhos que querem usar. Tudo isso se dá pelas informações obtidas na internet e redes sociais. A estética sem sombra de dúvidas é o que mais os estimulam a ir ao dentista”, explica.

De acordo com a especialista, a média de tempo que o paciente pode ficar com um aparelho ortodôntico vai depender de cada caso. Todo o mês é necessário ainda realizar a manutenção dele. Na maioria dos tipos de aparelhos ortodônticos essa é a hora de fazer a troca dos fios para o alinhamento dos dentes. Já no caso dos modelos fixos, é importante ressaltar que, com a retirada, existem alguns cuidados a serem seguidos.

“Com a retirada do aparelho fixo, o paciente ainda faz o uso das contenções que podem também ser fixas ou móveis. Isso vai depender de cada caso e do tratamento proposto pelo profissional. As revisões também devem continuar acontecendo. Lembrando ainda que a visita ao dentista deve ser feita a cada seis meses não só se tratando de pacientes que fizeram a retirada do aparelho, mas sim para todas as pessoas”, comenta.

A cirurgiã dentista faz algumas recomendações para quem deseja fazer uso do aparelho ortodôntico.

“O paciente antes de qualquer coisa deve ter um profissional que o acompanhe para que este verifique a necessidade ou não do uso do aparelho. Em caso positivo, o indivíduo deverá seguirá as instruções e documentações necessárias e escolher dentre as muitas opções o que for melhor. Assim, ele seguirá com responsabilidade o tratamento, fazendo as manutenções necessárias até chegar ao término do processo”, garante Mayara Xavier, frisando ainda que a atenção para higienização dos dentes nesses casos é fundamental.