×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Tomatec: tomates aquecem a agricultura e economia de Campos

São tomates produzidos de forma sustentável, com uso mínimo de produtos químicos

Campos
Por Redação
30 de julho de 2018 - 0h01

Em breve, a população de Campos poderá encontrar tomates italianos genuinamente campistas em restaurantes, supermercados e hortifrútis da cidade, da região e, quiçá, de outros estados do país. São tomates produzidos de forma sustentável, com uso mínimo de produtos químicos, visando à conservação do solo e com utilização racional da água. Esse é o fruto do Tomatec, projeto que objetiva valorizar a agricultura local, gerar empregos e distribuir renda no município. Ao todo, são mais de três mil pés de tomate plantados, sendo que 900kg já foram colhidos. Diante desse sucesso, a próxima missão é diversificar: outros produtos como Açaí, Palmito Pupunha, Limão Taití, Pimenta, Abobrinha, etc., devem começar a ser produzidos no município com a mesma proposta a partir do próximo mês.

Até o momento, já foram implantadas três unidades do Tomatec — na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis); em Marrecas, na Baixada Campista; e, por último, em Campo de Areia, também na Baixada — e o quarto polo já será inaugurado na terça-feira, dia 31 de julho, na localidade do Carvão. De acordo com o cronograma de ampliação, pelo menos mais três locais devem receber os pés de tomate e outros vegetais: Três Vendas, Santa Maria e Imbé.

Desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o programa Tomatec foi lançado em novembro de 2017 e vem sendo realizado em Campos em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), por um grupo de produtores rurais, o Fórum AgroNorte e a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Pesagro-RJ).

Um dos dois criadores do sistema de cultivo de tomates sem agrotóxicos foi o técnico da Embrapa, Adoildo Melo. Ele e o parceiro José Ronaldo de Macedo iniciaram as pesquisas ainda na década de 1990, no Jardim Botânico do Rio. Desde então, esse programa foi adotado em outros municípios até chegar a Campos, consolidado. Adoildo, junto a outros técnicos da Embrapa, realizam visitas técnicas nas unidades de Campos regularmente a fim de avaliar a qualidade dos frutos e fazer pequenos ajustes se necessário.

O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Marcel Cardoso, declarou que a missão do projeto é envolver os produtores rurais da cidade e fornecer produtos saudáveis e de melhor qualidade para o comércio e também para a merenda escolar das instituições de ensino.

O produtor e técnico agrícola Wando Alves, de 59 anos, que utiliza parte da sua terra para o plantio dos pés de tomate, está otimista. “Espero colher até 10 toneladas. A dedicação é exclusiva; amanheço aqui e fico até o por do sol. Mas estou muito satisfeito e confiante de que o resultado virá. Ser pioneiro implica em maiores riscos, mas também dá a boa sensação de ser o primeiro a fazer, na região, algo que ninguém ainda fez”, aposta.
Em junho, o prefeito Rafael Diniz, acompanhado do superintendente de Agricultura e Pecuária, Nildo Cardoso, e de outras autoridades municipais, recebeu o ministro em exercício da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki. Acompanhado do deputado federal Júlio Lopes e de sua comitiva, ele veio conhecer a primeira unidade de produção do projeto Tomatec. O ministro ficou satisfeito com os resultados que viu e destacou que “a agricultura é hoje a grande força da economia brasileira e a que mais cresce”.

Este mês, a equipe do projeto também esteve em uma unidade de processamento de plantio do projeto em Tanguá, na Região Metropolitana do Rio, para acompanhar o processo feito com parte dos frutos da colheita de tomate, que são transformadas em polpa e molho, buscando desperdício zero. Os visitantes puderam conhecer as instalações e a estrutura necessária para o funcionamento do método de processamento e industrialização do fruto, assim como as etapas de produção, com objetivo de estudar a possibilidade de implementação da técnica em Campos e fortalecer a agroindústria local.

A produtora da unidade do Tomatec em Tanguá, Alessandra Bellas, explicou como o processo funciona: “Nós iniciamos o processamento dos frutos aqui na unidade de plantio buscando diminuir as perdas dos tomates in natura. Optamos, então, pela transformação do tomate tanto em polpa, enviadas a restaurantes, pizzarias e outros estabelecimentos, quanto em molho pronto para consumo, em sete sabores diferentes”, relatou, acrescentando que a iniciativa fez sua produção atingir novos mercados.

Polo 1 – Fazenda Santa Helena, em Santa Cruz
O plantio da primeira lavoura do Tomatec aconteceu em abril deste ano, na Fazenda Santa Helena, na RJ-158 (Campos-São Fidélis), a 15 quilômetros do Centro. Na ocasião, foram plantados mil pés de tomate em uma área de 720m². Cerca de 40 alunos da Escola Municipal Helena Machado de Oliveira, ajudaram no plantio das primeiras mudas ao lado do prefeito Rafael Diniz, e três meses depois, em julho, as mesmas crianças também colheram as 12 primeiras fileiras de fruto do programa, totalizando 200 quilos de tomates livres de agrotóxicos.

Parte da produção já foi encomendada por oito restaurantes e dois hotéis de Campos, enquanto a outra parte está sendo transformada em extrato, com selo de qualidade Embrapa, na indústria de polpa de tomate em Tanguá. Três quilos dessa primeira safra também foram enviados à Fiocruz, que emitirá outro selo de qualidade comprovando que o produto é livre de agrotóxico e advém das melhores práticas da agricultura familiar. As colheitas continuam a cada dois ou três dias, de acordo com o desenvolvimento dos frutos, e prosseguem pelos próximos 150 dias. Em março do ano que vem, serão feitos novos plantios para que o ciclo recomece. Além das 12 primeiras fileiras, outras quatro foram plantadas. Conforme houver demanda, a fazenda pode produzir até 10 toneladas do produto no local.

Polo 2 – Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas
A segunda unidade de plantio foi implantada no início do mês de junho, no Assentamento Che Guevara, na localidade de Marrecas, na Baixada Campista. A semeadura foi realizada na Pesagro e foram plantados mais 1 mil pés, assim como primeiro plantio, em uma área de 600m². A expectativa é colher os primeiros frutos na segunda quinzena de agosto ou na primeira de setembro. Alunos da Escola Francisco Ribeiro Siqueira também participaram do plantio no local.

Polo 3 — Sítio do Arlindo, em Campo de Areia
Na última segunda-feira (23), o prefeito Rafael Diniz e os idosos do Grupo de Convivência Zenilta Martins realizaram o plantio na terceira unidade do projeto Tomatec. O polo, localizado em Campo de Areia, na Baixada Campista, conta com mil pés do fruto, tipo italiano, numa área de 720m². O novo polo ficará sob o comando do produtor Rodolpho Ângelo. “Estamos muito felizes em participar desse projeto inovador de tomate orgânico. A gente já plantava, mas não era orgânico e agora vamos produzir com qualidade, levando saúde para as pessoas. Essa é uma parceria que já deu certo”, destacou o produtor.

Caravana Além dos Royalties
A chegada do Tomatec a Campos faz parte da “Caravana Além dos Royalties”, que visa reduzir a dependência do município em relação aos recursos dos royalties do petróleo, através da valorização das vocações locais e geração de empregos e distribuição de renda dentro do próprio município. “O programa faz parte de uma das estratégias de fomento à agricultura, que é a principal vocação econômica do município. Essa é uma iniciativa para a geração de renda no campo. Fortalecendo nossa agricultura, aos poucos iremos reduzindo a dependência em relação aos royalties”, disse Marcel Cardoso, vice-presidente da Codemca.

Além do Tomatec, a “Caravana” também abarca outros projetos como o lançamento do Fundecam Agricultura Familiar, com a assinatura de quase 10 contratos de equalização, com o novo modelo da Casa do Empreendedor; acesso ao crédito, com ações de desburocratização para fomentar a abertura de micro e pequenas empresas no município; assim como o auxílio no processo para que elas estejam aptas a atuar como fornecedoras para a prefeitura, através das Compras Governamentais.