×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Observador astronômico escreve livro infantil para divulgar ciência

Caio Crespo Moraes é autor de "Monólogo Solar"; ele faz parte do Clube de Astronomia de Campos

Cultura
Por Ocinei Trindade
20 de julho de 2018 - 17h33

O universitário e pesquisador Caio C. Moraes lança livro infantil (Foto; Divulgação)

Com apenas 21 anos, o universitário campista Caio Crespo Moraes é considerado o mais jovem especialista em Sol do país. Ele faz parte do Clube de Astronomia de Campos e, desde a adolescência, dedica-se a observar, fotografar e registrar fenômenos do astro para divulgá-los em seu blog e em instituições de ensino, como forma de promover ciência. Seu mais recente trabalho é o livro infantil “Monólogo Solar – conhecendo a Estrela”, que será lançado no próximo dia 27, no Museu Histórico de Campos. A obra é baseada em suas pesquisas e observações solares.

Caio Crespo Moraes conta a história narrada pelo próprio Sol de forma lúdica e bem-humorada. O personagem Sol tem a finalidade de oferecer informações científicas por meio da linguagem infantil. “Trata-se do meu primeiro livro. Utilizo esse formato a fim de atrair o interesse dos leitores pequenos e de todas idades sobre as muitas curiosidades a respeito do Sol. Eu mesmo ilustrei com desenhos e fotografias que fiz durante as minhas pesquisas”, conta.

Capa do livro editado pelo Clube dos Autores de São Paulo

O livro infantil foi editado pelo Clube dos Autores de São Paulo, e faz parte do Projeto Solar Calc que existe há três anos. Esta é uma das muitas atividades desenvolvidas pelo Clube de Astronomia de Campos. Caio realiza estudos sobre as manchas solares utilizando telescópio de baixo custo. “Todas as fotos que faço, posto no blog que mantenho, pois é uma forma de divulgação científica que dá retorno. Visitar escolas também é bastante produtivo e agradável, pois as crianças são bastante interessadas quando a gente apresenta de modo criativo”, explica.

Quando não está observando manchas solares e produzindo conteúdo científico, Caio Crespo Moraes dedica-se ao curso de Geografia no Instituto Federal Fluminense, onde estuda. “Assuntos da Terra e do Sistema Solar sempre despertam curiosidade e conhecimento. O livro passeia por esse universo e oferece a chance de crianças se informarem por meio agradável  da leitura”, considera. O lançamento de “Monólogo Solar” será no dia 27, às 15 horas, no Museu Histórico de Campos.