×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

‘Presente de grego’ dado por inglês a Campos há 112 anos

Chafariz belga foi inaugurado em 1906 em comemoração ao descobrimento da América

Campos
Por Redação
7 de julho de 2018 - 16h26

O chafariz belga está localizado na praça Quatro Jornadas, em frente para a Praça São Salvador, a principal de Campos, que serve de jardim para a Catedral Diocesana. Um presente que Campos ganhou dos ingleses no início do século XX. O monumento está no local mais conhecido da cidade e se transformou em cenário para encontro de namorados, famílias, esportistas, viajantes, entre outros.

Todo o glamour do chafariz belga, no entanto, está escondido. Com manutenção precária do poder público, o monumento tem sido alvo de abandono, o que tem sido notado pela população.

“Passo pela praça pelo menos duas vezes por dia e não ouço mais aquela canção que embalava os pedestres. O chafariz também vive desligado, não vejo mais o show das águas dançantes”, denunciou a dona-de-casa Claudiane de Araújo, de 32 anos.

A borda do chafariz tem servido de banco para os frequentadores da praça. Os usuários chegam a observar que as partes metálicas dele
estão enferrujadas e a água, suja. O sistema de iluminação de led também não funciona.

“Tenho medo disso estar interferindo na criação e proliferação de mosquitos”, lamentou Rodrigo de Souza, técnico em informática.

O vendedor Marcelo Ferreira, de 23 anos, tem o hábito de frequentar o Centro durante a noite. Ele costuma reunir amigos na saída do trabalho para comer ou beber nos arredores da Praça Quatro Jornadas. Segundo constatou, não é sempre que o chafariz fica desligado. “Volta e meia eu vejo o chafariz ligado. Minha singela opinião é que se ele ficasse ligado sempre, todos os dias, o clima ficaria melhor no Centro e atrairia mais visitantes. Seria bom também para os comerciantes que venderiam muito mais”, sugere.

A Prefeitura não informou quantas vezes o chafariz é ligado e afirmou que ele passa por manutenção, mas que não há uma empresa específica para fazer o trabalho porque ainda não houve licitação para tal, por problemas financeiros. Já sobre a limpeza, a prefeitura disse que uma equipe será enviada ao local essa semana para o procedimento.

História
O Chafariz Belga foi inaugurado no início do século XX, mais precisamente no dia 11 de outubro de 1906, em comemoração ao descobrimento da América. É uma réplica de um dos 100 chafarizes que Cristóvão Colombo – descobridor da América – mandou fabricar. O chafariz foi um presente dado ao município pela Campos Syndicate Ltda, que foi a primeira empresa de fornecimento de água e serviço de esgoto do município.