×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Campos vive epidemia de Chikungunya com 2 mil casos registrados, afirma prefeitura

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta, representantes do Governo anunciaram os números e as medidas emergenciais

Geral
Por Redação
29 de junho de 2018 - 12h15

Coletiva reuniu autoridades de saúde (Foto: Silvana Rust)

Em coletiva de imprensa convocada pela Prefeitura de Campos na manhã desta sexta-feira (29), representantes das secretarias de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses se pronunciaram abertamente sobre o expressivo números de casos de Chikungunya no município. Segundo dados oficiais, até às 10h da manhã desta sexta, 1.966 foram diagnosticadas com a doença, que é caracterizada pelas fortes e constantes dores nas articulações, manchas pelo corpo e febre alta.

LEIA MAIS Após ser duramente criticada por vereador, prefeitura convoca coletiva de imprensa

De acordo com os representantes do Governo Municipal, o índice começou a subir por volta do dia 18 de maio deste ano e, desde então, os números aumentam a cada dia. Hoje, são 300 casos a cada 100 mil habitantes. O coordenador do Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI), dr. Luiz José de Souza, foi categórico ao afirmar que o município vive hoje uma epidemia de chikungunya. Isso porque, por dia, o CRDI ainda atende aproximadamente 250 pacientes com a doença.

Ações

Também último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) apontou um índice de 6.1 de proliferação do mosquito em Campos, número considerado alto pelos órgãos municipais. Um novo LIRAa deve ser realizado entre os dia 5 e 11 de agosto e a prefeitura espere que, até lá, a situação esteja menos crítica.

Com o intuito de conter a proliferação do Aedes aegypti e, assim, diminuir o número de pessoas infectadas, o CCZ e a Secretaria de Saúde têm promovido diversas ações. Entre elas, estão os mutirões nos bairros da cidade. Até o momento, o órgão já visitou 18 mil imóveis e 390 terrenos baldios, onde foram encontrados 409 focos do mosquito. Segundo o levantamento, 10 bairros têm o maior número de pacientes diagnosticados com a doença, são eles: Donana, Turf Club, Parque Oliveira Botelho, Parque Fazendinha, Pecuária, São Clemente, Santa Rosa, Dom Bosco, Leopoldina e Santo Antônio.

Vigilância em Saúde passou dados alarmantes (Foto: Silvana Rust)

A diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira, destacou também que os profissionais que atuam em toda a rede de atenção básica de saúde, bem como no Hospital Ferreira Machado e no Hospital Geral de Guarus vêm recebendo capacitação para atender a população que procurar essas unidades de atendimento apresentando sintomas de chikungunya.

Os representantes do Governo declararam ainda que será publicado um decreto no Diário Oficial do Município permitindo a entrada de agentes fiscalizadores nas residências e nos terrenos baldios, mesmo sem a autorização prévia dos proprietários. A medida está sendo tomada uma vez que muitos agentes são impedidos de entrar nesses imóveis e, assim, não conseguem eliminar os focos do mosquito. Os agentes devem ser acompanhados pela Guarda Civil Municipal e, se necessário, também pela Polícia Militar.

Além de Luiz José e Andreya Moreira, também estavam presentes na coletiva o secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, e o diretor do CCZ, Marcelo Sales.

Farmácias Polo

Andreya Moreira destacou a necessidade dos pacientes diagnosticados receberem os medicamentos utilizados no tratamento da doença. Ela lembrou que, em muitos bairros, não há farmácias populares e, por esse motivo, divulgou uma lista de Farmácias Polo, em que os pacientes podem encontrar os remédios adequados. A lista será divulgada em breve pelo Jornal Terceira Via, acompanhe nesta reportagem.

(Foto: Silvana Rust)

(Foto: Silvana Rust)