×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Junho Verde: combate à desnutrição hospitalar

Campanha da Sociedade Brasileira de Nutrição Parental e Enteral alerta para o problema que é silencioso

Geral
Por Redação
27 de junho de 2018 - 18h22

Além do vermelho, a cor verde também faz parte do mês de junho. A campanha “Diga não à Desnutrição”, organizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen) chama a atenção para a questão da desnutrição hospitalar, um assunto mais recorrente do que se imagina.

Dados da entidade revelam que nos últimos 20 anos, a prevalência desse problema em pacientes internados no Brasil aumentou de 48 para 60%. A iniciativa tomou conta das redes sociais e ganhou o apoio de diversas personalidades que vestiram a camisa, como a cantora Ivete Sangalo, o jogador de futebol Neymar Júnior, o músico Diogo Nogueira, o ator Eri Johnson e o apresentador Serginho Groisman.

A desnutrição é definida como um estado resultante da falta de absorção ou ingestão inadequada de nutrientes, gerando alterações na composição corporal e celular. Utilizam-se dois critérios para este diagnóstico: o Índice de Massa Corporal (IMC) menor que 18,5 kg/m² ou perda de peso não intencional maior que 10% sem tempo definido ou maior que 5% nos últimos três meses, combinada com uma ou ambas das opções – baixo IMC ou baixo índice de massa magra.

Esse problema apresenta como principais complicações em um paciente internado, uma pior resposta imunológica, atraso no processo de cicatrização, risco elevado de complicações cirúrgicas e infecciosas, maior probabilidade de desenvolvimento de lesões por pressão, aumento no tempo de internação e do risco de mortalidade.

No Brasil, a taxa de desnutrição varia entre 20 e 60% em adultos hospitalizados e durante a hospitalização esta condição piora progressivamente principalmente em idosos e pacientes críticos.

A endocrinologista, Dra Patrícia Peixoto, apoia a campanha e acredita que é necessário discutir esse tema. “Embora com índices tão altos de desnutrição hospitalar, nem sempre as medidas adequadas são tomadas, inclusive, para uma atenção maior aos pacientes que já iniciam a internação com desnutrição. É necessário otimizar os cuidados nutricionais e desenvolver novas campanhas para o combate à desnutrição hospitalar, como o Junho Verde, programa lançado pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN). A campanha propõe 11 passos que deverão ser implementados pelos serviços com o objetivo de reduzir os números relacionados à desnutrição. Dentre eles, podemos destacar o fato de o jejum ser muitas vezes negligenciado e as metas calóricas e proteicas não serem alcançadas. A utilização da nutrição parenteral como uma estratégia eficaz é indicada e muito importante”, ressalta.

O Dia D de Combate à Desnutrição aconteceu no dia 6 de junho, mas a campanha segue até fim do mês em todo o território nacional, fazendo um alerta para os prejuízos causados pela elevação desses índices nos hospitais do país.