×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

PF cumpre mandado de prisA?o temporA?ria em desdobramento da Cardiopatas

OperaA�A?o Artrose incluiu, ainda, cumprimento de quatro mandados de busca e apreensA?o em Campos e SA?o JoA?o da Barra

Geral
Por Redação
16 de maio de 2018 - 10h54

(Foto: Silvana Rust)

A PolA�cia Federal (PF) e a CoordenaA�A?o de InteligA?ncia PrevidenciA?ria (Coinp) cumpriram, na manhA? desta quarta-feira (16), quatro mandados de busca e apreensA?o e um de prisA?o temporA?ria em Campos e SA?o JoA?o da Barra. As aA�A�es sA?o parte da OperaA�A?o Artrose, desdobramento da OperaA�A?o Cardiopatas.

O investigado preso, portador de artrose grave no joelho, era o integrante da organizaA�A?o criminosa responsA?vel por submeter-se a exames mA�dicos de imagem, fazendo-se passar pelos clientes da quadrilha, os quais nA?o possuA�am nenhuma doenA�a ortopA�dica. ApA?s a obtenA�A?o dos laudos dos exames ideologicamente falsos, a organizaA�A?o criminosa os utilizava nas perA�cias do INSS para obter benefA�cios por incapacidade fraudulentos.

Contra fraudes a�� A OperaA�A?o Cardiopatas foi deflagrada em dezembro do ano passado para combater fraudes a benefA�cios por incapacidade no Norte Fluminense. A aA�A?o aconteceu no dia 8 e contou com 120 policiais federais e dois analistas de inteligA?ncia previdenciA?ria, que cumpriram 12 mandados de prisA?o preventiva, trA?s de prisA?o temporA?ria, 15 de busca e apreensA?o e 20 de conduA�A?o coercitiva, em Campos, SA?o JoA?o da Barra, Italva e Casimiro de Abreu.

Entre os investigados estA?o tA�cnicos do seguro social, mA�dicos peritos, mA�dicos particulares, agenciadores de benefA�cios e cooptados.

A denA?ncia oferecida pelo MPF jA? foi recebida pela 1A� Vara Criminal do Rio de Janeiro e os rA�us responderA?o pelos delitos de integrar organizaA�A?o criminosa, peculato, corrupA�A?o e estelionato previdenciA?rio.

No curso da investigaA�A?o, foram comprovadas fraudes relacionadas a pelo menos 67 beneficiA?rios de auxA�lio-doenA�a e/ou aposentadoria por invalidez, gerando um prejuA�zo apurado de, no mA�nimo, R$ 11.385.441,76 A� PrevidA?ncia Social.