×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Jaguatirica é encontrada morta às margens da BR-101, em Campos

Animal tinha sinais de atropelamento e seu corpo foi encaminhado para estudo

Campos
Por Redação
27 de abril de 2018 - 18h23

Jaguatirica foi atropelada em Ibitioca (Foto: DivulgaA�A?o)

Uma jaguatirica foi encontrada morta, na A?ltima quinta-feira (26), com sinais de atropelamento, na BR-101, em Campos, na altura do distrito de Ibitioca. Segundo a concessionA?ria que administra a pista, a Arteris Fluminense, o animal estava A�s margens do km 86,2, pista sentido NiterA?i da BR-101 RJ/Norte.

Ainda segundo a concessionA?ria, nA?o existem em seus registros ocorrA?ncias anteriores com jaguatiricas nesta regiA?o. O animal foi encaminhado para a coleA�A?o cientA�fica do NA?cleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de MacaA� (NUPEM/UFRJ) para estudos.

Os usuA?rios que avistarem animais trafegando A�s margens da rodovia podem ligar para o telefone gratuito 0800 282 0101.

O diretor do Parque Estadual do Desengano (que abrange parte dos municA�pios de Santa Maria Madalena, SA?o FidA�lis e Campos), Carlos Dario informou que a jaguatirica A� um felino caracterA�stico da unidade. Para ele, a causa da morte do animal encontrado A�s margens da BR-101 deve ser atropelamento. a�?Geralmente caA�adores nA?o deixam o corpo do animal exposto desta formaa�?, comentou.

A jaguatirica A� um mamA�fero da famA�lia dos felinos. Nativo da AmA�rica, A� considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onA�a pintada e do puma. Seu nome cientA�fico A� Leopardus pardalis. A� um felino mediano, ou seja, A� menor que as onA�as e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento. Em relaA�A?o A� altura, elas possuem cerca de 50 cm. Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. O felino se alimenta da carne de outros animais menores, por exemplo: peixes, rA�pteis, roedores, aves, dentre outros. Possuem dentes bem afiados que facilitam a digerir seus alimentos.