×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Vídeo: programação pelo mês de conscientização do autismo começa em Campos

Assista à reportagem da Terceira Via TV

Telejornal
Por Redação
2 de abril de 2018 - 15h25

Grupo de reúne anualmente (Foto: reprodução)

A Associação de pais e amigos dos autistas de Campos (AMA – Campos) organizou uma programação especial para comemorar o Mês da Conscientização do Autismo. Durante todo o mês de abril serão realizadas palestras, mesas redondas, sessão de cinema, confraternização com familiares, amigos e ações em entidades que oferecem atendimento às crianças com autismo.

No dia 02 de abril, segunda-feira, quando é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acontece um ciclo de palestras com especialistas no tratamento do TEA, na Câmara Municipal de Campos, a partir das 18 horas. O encontro vai contar com a presença da fisioterapeuta Érica Freitas, da terapeuta ocupacional Bianca Ferreira, do professor de educação física adaptada Daniel do Carmo e da psicopedagoga Angéli Silva. A entrada é franca e os participantes vão receber certificado. Mais de 250 pessoas já se cadastraram e as inscrições foram encerradas.

Na terça-feira, 03 de abril, acontece a mesa redonda com o tema “Construindo possibilidades”, com a participação de Marcela Faria, fonoaudióloga, Adriana Marinho, nutricionista e Tarcísio Paz, pai de autista e neuropsicopedagogo. A mediação será feita pela psicóloga Bruna Poley. O encontro é direcionado para pais de autistas e acontece na Escola João e Maria, a partir das 18 horas. As inscrições podem ser feitas na página da AMA Campos, no Facebook.

No dia 07 de abril, sábado, será a vez da sessão azul, no Kinoplex Avenida 28, a partir das 11h. A sessão azul é adaptada para crianças com distúrbios sensoriais e seus familiares, onde as luzes da sala de cinema ficam acesas e os sons são mais baixos. Os ingressos serão vendidos na bilheteria do cinema, no valor de meia entrada.

Já no domingo, dia 08 de abril, os autistas junto com seus familiares e amigos vão participar de um momento de confraternização, na Cidade da Criança, das 09 às 12 horas. A programação vai contar com oficinas de pintura, apresentação de grupo de dança do Paraesporte, esquete e muita brincadeira. A entrada é franca.

Durante todo o mês acontece também a ação “Dentinho saudável”, que será destinada para os atendidos pela APOE, APAPE e APAE. Encerrando a programação, no dia 28 de abril, acontece a palestra “Papai e mamãe que brincam”, organizada pela psicóloga Bruna Poley. Os detalhes do encontro serão divulgados na página da AMA, no Facebook.

A AMA Campos foi fundada em 2015, com a iniciativa de um grupo de pais que se uniu para trocar ideias, experiências e informações após o diagnóstico de autismo. A instituição é beneficente e sem fins lucrativos e luta para conseguir uma sede própria.

Assista ao vídeo abaixo da reportagem da Terceira Via TV e fique por dentro da programação.