×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Comerciantes pagam conserto de viatura da PM, mas ficam sem segurança em Dores

Sem o DPO, moradores reclamam de assaltos e falta de policiamento no distrito campista

Campos
Por Ocinei Trindade
23 de fevereiro de 2018 - 15h53
DPO de Dores de Dores desativado parcialmente e sem viatura

DPO de Dores de Macabu desativado parcialmente e sem viatura (Foto: Divulgação)

O distrito de Dores de Macabu está localizado a cerca de 20 quilômetros do Centro de Campos. Na região, moram em torno de seis mil pessoas. Nos últimos meses, moradores e comerciantes se queixam de assaltos e sensação de insegurança. O local contava com um Destacamento de Policiamento Ostensivo (DPO), mas em 2017 as atividades foram interrompidas. Um policial é mantido de plantão, mas ele não tem como se deslocar. É que a única viatura local da PM foi deslocada para outras regiões do município. O veículo teve problemas mecânicos e foi consertado com ajuda de comerciantes que ficaram sem o serviço tempos depois.

De acordo com Misael Severino, dono de uma farmácia em Dores, vários moradores arrecadaram R$6 mil para custear reparos mecânicos na viatura da Polícia Militar do antigo DPO. Em troca, eles pediram ao comando do órgão para que o veículo ficasse no distrito. “O carro chegou a ficar aqui por dois meses, mas depois a viatura foi transferida para outras regiões do município. Há duas semanas, vi um carro suspeito circulando por aqui. Fui até o posto avisar ao policial, mas ele disse que não tinha como sair do local porque não tinha transporte”, contou. O comerciante sofreu um assalto à mão armada há quatro anos.

Cerca de 6 mil pessoas vivem no distrito, e muitos reclamam de assaltos (Foto: Divulgação)

Cerca de 6 mil pessoas vivem no distrito, e muitos reclamam de assaltos (Foto: Divulgação)

A dona de casa Débora Macedo também reclama da falta de policiamento na região de Dores de Macabu. “Não vemos mais carro da polícia circulando. Estamos precisando muito de patrulhamento. Eu estudo à noite e tenho família. Ficamos com medo, pois aqui há estradas rurais que ligam a Quissamã, e Dores está próximo da BR-101. Há sempre alguém estranho em atitude suspeita”, comenta. Segundo depoimentos de outros moradores, durante o  período de carnaval aconteceram muitas brigas de rua. O que aumentou a sensação de insegurança.

Na noite da última segunda-feira (19), dois homens em uma motocicleta foram vistos em atitudes suspeitas no posto de combustíveis do distrito. Uma funcionária contou que eles insistiram para saber o horário do fim do expediente e pareciam querer assaltar. Ela pediu ajuda de segurança particular e os dois suspeitos fugiram. “No último fim de semana, uma amiga teve o celular roubado também por um motociclista na estrada aqui perto”, informou.

O posto de combustíveis do distrito já foi alvo de suspeitos (Foto: Divulgação)

O posto de combustíveis do distrito já foi alvo de suspeitos e assalto (Foto: Divulgação)

O comerciante Misael Severino disse que quando o policial necessita de apoio de viaturas, tem que esperar por carros que estejam em distritos vizinhos. “O mais próximo fica em Ururaí, e o mais distante fica em Serrinha. A chegada da viatura da PM aqui costuma demorar quando é solicitada. Faz falta o antigo DPO como funcionava em Dores de Macabu”. Em nota, a assessoria de comunicação do 8º Batalhão de Polícia Militar de Campos, se limitou a informar que “sempre que um DPO é desativado, um outro DPO passa a cobrir a área. Tudo planejado pelo setor da unidade baseado em estatísticas”.