×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Celebrações das cinzas e lançamento da Campanha da Fraternidade acontecem nesta quarta-feira

A celebração das cinzas é uma tradição da igreja católica e acontece sempre após o Carnaval

Campos
Por ASCOM
13 de fevereiro de 2018 - 11h17

praca-sao-salvador-cheia-silvana-rust-12Nesta quarta-feira (14), Dom Roberto Francisco celebra a missa da Quarta-feira de Cinzas, na Catedral Santíssimo Salvador, às 19h. Na ocasião, também será aberta oficialmente a Campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência”. A celebração consiste em colocar as cinzas na cabeça dos fieis que iniciam um tempo de penitencia e conversão na Igreja Católica.

“A celebração das cinzas é uma tradição da igreja católica e neste dia a igreja católica prescreve um dia de jejum e abstinência. Quaresma é um tempo litúrgico de penitência, lembrando os 40 dias de jejum de Jesus e como preparação para a festa da Páscoa, a maior festa do calendário cristão”, lembra Dom Fernando Rifan.

As celebrações na igreja principal da Administração Apostólica iniciam com a imposição das cinzas na missa às 7h e às 19h e meditação da Via Sacra e sermões de Quaresma.

SIGNIFICADO DA IMPOSIÇÃO DA CINZA

A origem da imposição da cinza pertence a estrutura da penitência canônica. Começou a ser obrigatória para toda a comunidade cristã a partir do século X. A liturgia atual conserva os elementos tradicionais: imposição da cinza e jejum rigoroso. É um princípio da Quaresma. Um dia especialmente penitencial, em que manifesta-se o desejo pessoal de conversão a Deus.