×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Secretaria de Saúde tira dúvidas sobre vacinação da febre amarela

Confira as principais dúvidas sobre a aplicação da vacina, que está disponível em todo o estado

Geral
Por ASCOM
21 de janeiro de 2018 - 18h07

Confira abaixo as principais dúvidas sobre a vacinação contra a febre amarela.

Quem deve se vacinar?
A Secretaria de Saúde recomenda a vacinação de pessoas a partir dos 9 meses de idade. A pasta solicitou ao Ministério da Saúde que todos os 92 municípios do Rio de Janeiro sejam incluídos na área de recomendação da vacina. Em todos os municípios, incluindo a capital e a Região Metropolitana, a vacinação está sendo realizada de forma escalonada.

Quem não deve se vacinar?
Na vacinação implementada no Rio, a imunização é contraindicada para: pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovos e derivados; pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillain-Barré, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; e crianças menores de seis meses de idade. Crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra a febre amarela. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.
Quem se vacinou há mais de 10 anos precisa tomar outra dose da imunização?
Não é necessário se vacinar novamente.
Onde é possível tomar a vacina?
A vacina é oferecida pelos municípios, através das unidades municipais de Saúde (postos de saúde, centros municipais de saúde e policlínicas).
A vacina gera algum problema para quem vai doar sangue?
O doador de sangue precisa esperar quatro semanas para doar após tomar a vacina da febre amarela. Por isso, é importante que as pessoas doem sangue antes de se vacinar.