×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Prefeitura de Macaé lança Calendário de Eventos Turísticos 2018

Com a divulgação, Secretaria Adjunta de Turismo espera repetir o sucesso do Réveillon

Geral
Por ASCOM
12 de janeiro de 2018 - 11h49
(Foto: Ana Chaffin/Ascom Macaé)

(Foto: Ana Chaffin/Ascom Macaé)

A Prefeitura de Macaé lançou, nesta quinta-feira (11), no Forte Marechal Hermes, a segunda edição do Calendário de Eventos Turísticos do município. O objetivo da iniciativa foi apresentar a programação 2018, o potencial do município e fomentar o turismo durante todo ano.

Com a divulgação da programação, a Secretaria Adjunta de Turismo espera repetir o sucesso do Réveillon com a festa da virada, que reuniu, aproximadamente, 100 mil pessoas. O calendário, que pode ser atualizado a qualquer tempo, já possui 48 eventos confirmados, o dobro do divulgado no lançamento em 2017.

“Lançamos o calendário do ano passado com 24 eventos e, até dezembro de 2017 foram realizados 52 eventos culturais, gastronômicos e turísticos. O Calendário de Eventos Turísticos é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada”, disse o secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

Leonardo acrescentou que, das 48 programações do calendário, oito foram cadastrados no programa Rio de Janeiro a Janeiro para integrar o calendário oficial de eventos do estado. Ele explica que os eventos selecionados poderão contar com o apoio financeiro de leis de incentivo à cultura e ao esporte.

O programa Rio de Janeiro a Janeiro reúne esforços dos governos Federal e Estadual e do setor privado, para atrair turistas e investimentos ao estado, que é a maior porta de entrada de visitantes no país.

Os destaques mais uma vez do calendário são os eventos gastronômicos, seguidos dos esportivos. Algumas atividades como o Summer Beach Games CrossFit, Ironman Macaé e Copa do Mundo, estão em sua primeira edição e prometem agitar a cidade.

O secretário ressalta que este é um projeto importante da gestão municipal que visa promover a cidade para o cidadão macaense e o turista. “O Calendário de Eventos Turísticos conta com uma programação diversificada e estratégica para o desenvolvimento da cidade”, disse

Para Edvard Pancrácio, representante do Paradiso Macaé Hotel, a criação de um Calendário de Eventos é um ganho significativo e uma conquista, principalmente para o trade hoteleiro e gastronômico que vivenciou a queda do mercado off shore. “Este era um sonho para que o empresariado se organizasse e, inclusive, divulgasse a cidade com os seus principais eventos”, pontuou.

A produtora do Festival Food Truck Macaé, Luciana Batista Di Santo Batista, ressaltou que a divulgação do calendário no início do ano é fundamental para que todos possam se preparar. “Fizemos o primeiro festival em 2015 e, ao longo destes anos, percebemos que vários outros eventos foram criados na cidade e este ano o Calendário de Eventos Turístico já começa com 48 atividades confirmadas, o que nos permite vislumbrar um ano de realizações”, falou.

Lançamento — O lançamento do Calendário de Eventos Turísticos 2018 foi em um dos pontos mais bonitos da cidade, o Forte Marechal Hermes, na Muralha de Bateria do antigo Forte de Santo Antônio do Monte Frio, o marco zero da cidade, onde tudo começou.

O Forte de Santo Antônio do Monte Frio localiza-se ao sul da foz do rio Macaé, na ponta de terra entre a praia de Imbetiba e a praia das Conchas, fronteira ao arquipélago de Sant’anna, onde se encontram as ilhas de Santana, Francês, Papagaio e Ilhote Sul.

Participaram do evento representantes da rede hoteleira, Macaé Convention & Visitors Bureau, Polos Grastronômicos, Associação Comercial, empresários e da sociedade civil organizada.

Fonte: Ascom/Macaé