×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Mães contemporâneas: Elas conciliam gestação e carreira

Fatores que ajudam as gestantes modernas a manterem uma rotina ativa e proveitosa

Entretenimento
Por Clube
14 de maio de 2023 - 0h01
Cândida Vasconcellos (Foto: Milene Azevedo)

Por Clícia Cruz
A mãe contemporânea concilia a gestação com o trabalho e com atividades físicas. Hoje é comum que muitas mulheres trabalhem até as últimas semanas da gravidez. Essa realidade reflete a busca por uma gestação mais saudável e equilibrada, que não precisa ser sinônimo de inatividade ou de interrupção da vida profissional. A jornada de trabalho flexível, a adoção de hábitos saudáveis desde antes da gestação e o apoio da família e dos colegas de trabalho são alguns dos fatores que têm ajudado as gestantes modernas a manterem uma rotina ativa e proveitosa.

A prática de atividades físicas durante a gestação traz benefícios para a saúde da mãe e do bebê, como o controle do ganho de peso, a prevenção de doenças como diabetes gestacional e a melhoria da circulação sanguínea. No entanto, é importante lembrar que cada gestação é única e que é necessário consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Durante a gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações. O aumento do tamanho do útero, a expansão do volume sanguíneo, a retenção de líquidos e o ganho de peso são alguns dos aspectos que podem afetar o dia a dia da gestante. Por isso, é fundamental que as atividades físicas sejam adaptadas às mudanças do corpo e que sejam praticadas com moderação e segurança.

O J3News conversou com três gestantes que têm aproveitado todos os momentos dessa etapa mágica que é a gravidez, focando na saúde e no bem estar, delas e dos bebês.

A fotógrafa Cândida Vasconcellos, já é mãe do pequeno Henrique, de quatro anos, e conta que na primeira gestação, aos 34 anos, se sentia menos cansada que atualmente, aos 38 anos, à espera de Heitor. Ela explica que organizou a agenda desde o início da gestação, para não deixar de atender aos clientes, porém está mantendo uma rotina menos intensa. “O foco foi a organização. Desde o começo, assim que eu soube que estava grávida eu reorganizei minha agenda, para ter um fluxo de trabalho otimizado que me permitisse ter qualidade de vida durante esse período. Organizei todos os ensaios fotográficos pré-casamento para um período em que eu possa fazer com tranqüilidade e reservei o mês do nascimento dele e o mês seguinte para cuidar de nós. O meu trabalho exige muito do meu corpo, nos ensaios, nos casamentos, abaixo, levanto, é muita energia gasta e eu estou conseguindo fazer tudo”, conta a fotógrafa.

Cândida escolheu como atividade física para esta fase o pilates. “Eu pensava que era leve, mas com o passar do tempo vai ficando puxado, mas eu passei a gostar muito. Também tenho praticado caminhadas aos finais de tarde, além do meu trabalho que já é uma atividade física”, comenta Cândida, que está no oitavo mês de gravidez.

Olívia Assed (Foto: Arquivo pessoal)

Mãe de João de sete anos e da Elisa de cinco, a médica dermatologista Olívia Assed está no início da terceira gestação, com seis semanas. Ela relata que nesse início está mantendo a rotina normal de trabalho, mas que a partir do sexto mês pretende diminuir um pouco o ritmo. “Em todas as gravidezes eu trabalhei até o parto. Nunca levei gravidez como um problema ou limitação. Na gestação do meu primeiro, do João, eu cheguei do trabalho meia noite e às 2h da manhã já estava parindo”, diz Olívia.

Sempre com o olhar atento à saúde, Olívia não descuida da alimentação e das atividades físicas. “Tenho priorizado carne branca, em especial peixes e crustáceos, além de vegetais e verduras. Mas confesso que os desejos já começaram, então também tenho dado minhas derrapadas. Tenho também praticado um circuito idealizado pelo Professor Flávio Lopes, onde ele tem me orientado nas melhores práticas para esta nova fase.”, conta Olívia Assed.

Nathália Muniz (Foto: Arquivo pessoal)

A nutricionista Nathália Muniz está vivenciando novamente a experiência da gestação, 14 anos após gerar o filho Fernando. Ela relata que não parou de fazer musculação, que sempre fez, mas que mudou o ritmo de treino e ainda entrou no pilates. “Na verdade agora na gravidez eu estou com mais atividades do que antes, eu mantenho a disciplina, que é para o meu bem estar, entrei no pilates e continuo com o acompanhamento do meu personal”, diz a nutricionista.

Ela conta que não abriu mão da alimentação saudável. “Agora com o estímulo ainda maior, que é o crescimento e o desenvolvimento saudável do bebê”, diz.

A rotina de trabalho de Nathália permanece a mesma. “Eu faço atendimentos presenciais e on-line. Vou manter minha agenda de atendimento presencial até o último mês da gestação e vou continuar nos atendimentos on-line até o finalzinho. Até a hora que ele quiser nascer”, diz a mamãe.