×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Operação Ágata flagra pesca ilegal e apreende 200 kg de camarão em Farol de Tomé, praia de Campos

Operação conjunta foi realizada entre GAM, Inspetoria Regional II e Marinha para coibir pesca durante o defeso do camarão

Campos
Por Redação
20 de abril de 2024 - 16h26
Foto: Divulgação

Uma fiscalização contra a pesca ilegal durante o defeso do camarão foi realizada esta semana no Rio Paraíba do Sul e no Farol de São Tomé, resultando na apreensão de uma rede, uma tarrafa e 200 quilos de camarão na praia campista. A operação Ágata foi realizada nessa quarta-feira (17) pelo Grupamento Ambiental (GAM), Inspetoria Regional II e a Capitania dos Portos de São João da Barra. Durante o defeso, entre 1º de março e 31 de maio, a pesca de camarão é proibida na Bacia de Campos. A operação aconteceu durante a manhã ao longo do Rio Paraíba e, à tarde, no Farol. Ninguém foi detido.

Foto: Divulgação

O defeso foi instituído pela instrução normativa do IBAMA nº 189, de 23 de setembro de 2008. A pesca de espécies protegidas durante o defeso é considerada crime ambiental. Na operação realizada em Farol, ao avistar as viaturas, a pessoa que estava pescando evadiu do local deixando caixas cheias de camarão. O material foi apreendido e levado para a 134ª Delegacia de Polícia para fazer o Registro de Ocorrência, ficando acautelado.

Nessa quinta-feira (18), durante a manhã, foi feita uma operação em Lagoa de Cima, ficando uma equipe em terra ao lado do Yatch Clube e a outra equipe no barco fazendo a fiscalização ao longo da lagoa. Nenhum material foi apreendido.

O defeso de peixes de água doce acontece entre 1º de novembro e 28 de fevereiro. Entre 1º de março e 31 de maio, ocorre o defeso do camarão na Bacia de Campos. “O defeso ocorre para que o camarão possa se reproduzir e, consequentemente, para a preservação da espécie, porque os camarões nadam até a cabeceira do rio para desovar. O GAM e a equipe da Marinha fazem a fiscalização todo ano para evitar a pesca ilegal. Quero reforçar que, neste período do defeso, não pode pescar camarão. É proibido”, disse Ralph Leandro, gerente do GAM.

Fonte: Secom/PMCG