×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Aeroporto de Macaé vai a leilão

Estes e outros assuntos estão na Coluna do Balbi desta semana

Geral
Por Coluna do Balbi
18 de junho de 2018 - 0h01

Atenção! O aeroporto de Macaé, administrado pela Infraero vai ser privatizado. E não envolve pouco dinheiro não. Trata-se do aeroporto brasileiro com maior quantidade de pouso e decolagem de helicópteros/dia. O lance mínimo seria de R$ 66,8 milhões. E o investimento a ser feito por quem ganhar vai ultrapassar e muito esse valor. O martelo deve ser batido em setembro. Outra: o aeroporto de Vitória, no Espírito Santo será privatizado na mesma leva.

Votorantim no Açu
O Grupo Votorantim pensou em construir uma fábrica de cimento no Porto do Açu, mas deixou o projeto em banho maria. Agora, o forte Grupo paulista está usando o Porto do Açu para exportar manganês para vários países. Faz isso através de uma subsidiária, a CBA Oversas Trading Company. O manganês da Votorantim chega ao Açu trazido por um grande comboio de carretas.

Contratando
A empreiteira Andrade Gutierrez iniciou a terraplanagem para a instalação da UTE- Unidade Termoelétrica – do Porto do Açu. Mais de 100 pessoas trabalham nesta fase inicial e ainda esse ano outras 500 serão contratadas. Na segunda fase da obra serão dois mil operários. Ela faz a obra em parceria com a Siemens.

China na refinaria
Os chineses estão voltando e querem construir no Porto ou proximidades uma refinaria de petróleo sem nenhum investimento público. Isso seria para 2020 e, se acontecer, muda de vez o perfil da economia da região. Os chineses querem comprar o petróleo aqui, refinar aqui e depois mandar para várias partes do mundo.

Bélgica também
O Porto de Antuérpia, na Bélgica vai fazer parte do controle desta refinaria. Antuérpia já teria disponibilizado 10 milhões de dólares para o projeto, mais com gana de investir bem mais.

Balões
Cinco grandes empresas de Campos que têm áreas de armazenamento foram obrigadas a criar turnos noturnos para combater os balões juninos, que nesta época do ano ameaçam. Essas pessoas utilizam grandes varas para evitar que o balão caia no lugar vigiado. Em Cacomanga, onde está localizada a central de combustível, o esquema de segurança tem até drone. Se for preciso, o drone pode alcançar o balão antes dele chegar aos tanques.

Coagro
Vai ser logo no começo de junho o pontapé inicial da safra 2018/2019 da Coagro, unidade de Sapucaia. O presidente da Cooperativa que tem uma parceria com o Grupo MPE, Frederico Paes, acredita que essa será a melhor safra desde que o parque industrial mudou-se de Goytacazes para Sapucaia. O presidente do Conselho do MPE, Renato Abreu, disse que a oferta de cana desta vez será mais generosa, e espera colher bons resultados.

Comitê
Foi oficialmente criado no final da semana passada em uma reunião na Câmara dos Dirigentes Lojistas – CDL- o Comitê Empresarial Permanente de Desenvolvimento de Campos, formado pela CDL, FIRJAN, ACIC, Sindivarejo, Sindicato Rural e Carjopa. O comitê terá assessoria de economistas e pretende ser uma voz ativa, evitando
elegantemente falar grosso.

A mansão
O ex-zagueiro da Seleção Brasileira, Gilberto Nascimento e Silva, o Gil, menino que nasceu pobre em Campos com sobrenome de rua de Ipanema deu a volta por cima na vida e hoje indiscutivelmente é dono da mansão mais cara de Campos, dentro de um dos condomínios mais cobiçados. Gil que mora na China e comemorou os 31 anos em Campos, na semana passada, disse que a casa é apenas um acaso.

Investindo
Falam muito em crise mas tem empreendedores acreditando. A empresa Souza Maciel Eireli, vai abrir na cidade, mais precisamente na rua dos Goytacazes um comércio varejista de automóveis, utilitários e motocicletas. Este segmento sentiu os efeitos da recessão, mas parece que começa a reagir com força.

Robótica
Essa mesma empresa vai montar simultaneamente a CTRL Escola de Programação e Robótica em uma área construída de 260 metros quadrados, na rua Pero de Góis, no Parque Tamandaré. A empresa terá cursos de treinamento de mão de obra nas áreas de informática e de robótica para o mercado da região.

Em Tócos
A Cerâmica Irmãos Cardoso Ltda vai explorar um bloco de argila na localidade de Paraíso-Pontal também conhecida como “Lucinho”, em Tócos. A área onde a argila será explorada é de 14,52 hectares. Visa aumentar a produção da cerâmica que pertence a Nildo Cardoso. Está investindo forte e firme.

Com as meninas
O fisioterapeuta campista Rodrigo Azevedo foi convocado pela Confederação Brasileira de Voleibol para atuar na comissão técnica da Seleção Feminina principal, que disputará, em breve, a Copa Pan-Americana da categoria. Neste campeonato, o profissional estará dedicado aos cuidados de fisioterapia do time, composto por grandes nomes do vôlei nacional, como Jaqueline e Dani Lins. Cara de sorte.

Goleiro
Depois de renunciar à presidência da Petrobras, por pura pressão dos caminhoneiros, Pedro Parente, o homem que gosta de aumentar os combustíveis todos os dias, vai ser o CEO da BRF, que é a maior exportadora de frango do mundo. Como um bom goleiro, ele está agarrando essa oportunidade. Vamos combinar que Parente saiu tão em  baixa da Petrobras quanto as ações da empresa no final de sua gestão.

Um campista na Rússia
Não é nos gramados, mas nos bastidores da Copa que Cahê Mota atua. Jornalista formado pela antiga Fafic, se especializou no jornalismo esportivo e tem assinado quase que diariamente matérias do Jornal Nacional sobre a Copa do Mundo. Flamenguista de coração, Cahê já está acostumado a vencer… ou seria produzir vitórias? A gente aqui tá torcendo por você e pela nossa Seleção!

Data
Ao Livro Verde completou 174 anos na semana passada. Infelizmente ela tem mais valor aos olhos estrangeiros. Para se ter uma ideia, a livraria que é a mais antiga do país mereceu, quando vivo, um editorial escrito pelo jornalista Roberto Marinho publicado na capa de O Globo.