×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Coluna do Balbi: confira os assuntos mais importantes da semana

Centro de Campos vai ganhar cem câmeras de monitoramento em pontos estratégicos a serem definidos

BLOG
Por Coluna do Balbi
26 de fevereiro de 2018 - 0h01

martinho-completa-80-anosMartinho didático

Martinho da Vila, que completou 80 anos, será matéria de estudos na rede escolar do Rio de Janeiro. O estudo da obra de Martinho é parte do Projeto de Leitura Escolar (PLE). A iniciativa será composta por quatro modalidades. A primeira será o Concurso de Paródias “Canta, canta minha escola!”, em que os alunos elaborarão paródias com as canções do artista e que contenham informações relacionadas a ele e destaquem a importância da leitura no cotidiano. Também será desenvolvido o Concurso de Poesia “Improvisamba”, onde os participantes promoverão batalhas de poesias “improvisadas”, tendo como tema a produção cultural e atuação do artista em questões socioculturais.

Saindo do sufoco

Como estava previsto, o Estado do Rio de Janeiro e os municípios produtores de petróleo tendem a sair da crise. Todos apostam no aumento do preço do petróleo na virada do semestre. A retomada estava prevista para 2019, mas parece que vai mesmo acontecer antes. Se houver reajuste na tabela de repasse dos royalties do petróleo, aí a coisa pode mudar da água para o vinho.

Passaram

O avanço no desenvolvimento dos campos do pré-sal, que já respondem por quase metade da produção do país, mudou o mapa da distribuição dos royalties do petróleo. Com isso, pela primeira vez, Campos e Macaé, no Norte do Estado do Rio, deixaram de liderar o ranking dos municípios que mais recebem os recursos. Deram lugar a novas cidades, como Maricá e Niterói, que passaram a ser beneficiadas pelo aumento da produção, principalmente dos campos de Lula e Sapinhoá, na Bacia de Santos, em franco crescimento.

Porto da discórdia

Existe um projeto para a construção de um porto em Maricá, vizinho a Niterói, por conta do petróleo. O projeto está empacado por questões ambientais. Saquarema alega que será prejudicada podendo ter áreas inundadas. Ao mesmo tempo, nos bastidores, Macaé insiste que esse investimento tem que ser feito nela. Como se sabe o porto de Imbetiba está completamente saturado.

Refazendo o Atafona

O Atafona Praia Clube, que teve seu auge nas décadas de 70 e 80, e teve sua sede destruída pelo mar, vai ressurgir. Uma comissão foi criada para essa operação. A missão é colocar tudo em dia e partir para a ação. Uma diretoria provisória está sendo eleita. Existe a possibilidade de um convênio com a Prefeitura de São João da Barra, para viabilizar o projeto. Outra missão da diretoria provisória é formar um novo quadro de associados.

O Açu do mundo

E por falar em São João da Barra é preciso dar mais atenção ao Açu, não ao complexo portuário, que neste caso o dever é inverso. A praia do Açu, onde existe gente morando, é o avesso da prosperidade que o local apregoa, como várias reportagens de grandes veículos já mostraram. Só que os problemas estão se agravando. É preciso um pouquinho de atenção com esse lugar.

Cem câmeras

O Centro de Campos vai ganhar cem câmeras de monitoramento em pontos estratégicos a serem definidos. O investimento será da iniciativa privada. Arrombamentos de lojas e roubos de pessoas na área central de Campos cresceram e a tendência é aumentar, se não houver um elemento inibidor. Vários empresários se reuniram e já bateram o martelo. O investimento será para valer.