×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Estudante da rede municipal que dará nome a asteroide é homenageado na Câmara

A moção de aplausos a Cristiam dos Santos foi proposta pelo pastor Vanderli

Blog dos Jornalistas
Por Blog dos Jornalistas
15 de novembro de 2017 - 13h01

whatsapp-image-2017-11-15-at-12-14-33O primeiro estudante do Brasil e, possivelmente, a pessoa mais jovem do mundo, a virar nome de asteroide recebeu moção de aplausos na Câmara de Vereadores de Campos na noite dessa terça-feira (14). A homenagem foi proposta pelo pastor Vanderli. Cristiam dos Santos, de 13 anos, é aluno da E.M. Dr. Getúlio Vargas, em Tócos.

Na última sexta-feira (10), o jovem teve a confirmação de que entraria para a história por meio de uma videoconferência com Dr. Patrick Miller, diretor e fundador da Campanha Internacional de Busca de Asteroides.

Além da videoconferência, o estudante recebeu um documento da Nasa confirmando a honraria e uma carta do consulado americano, o parabenizando e dizendo esperar que o interesse de Cristiam pela ciência continue a crescer. “O Brasil precisa de estudantes dedicados como você”, dizia o documento.

A escolha de Cristiam para nomear o asteroide se deu devido ao seu sucesso na campanha de descoberta. O estudante foi selecionado dentro de um novo programa da “The International Astronomical Search Collaboration” (IASC), que busca motivar estudantes de áreas afastadas dos Centros urbanos a se tornarem cientistas. Diretores de escolas que atenderam tal critério geográfico selecionaram seus melhores alunos e Cristiam foi o escolhido, após entrevista feita pelo Dr. Miller, durante o 10º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em Campos em abril.