×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Polícia Militar teme guerra do tráfico e retira “barricadas” em comunidades

Comando PM afirma que facções estão em disputa por território na Chatuba do Lebret e Santa Helena

Campos
Por Redação
17 de janeiro de 2017 - 16h54
Retirada de barricadas, Pq Lebret e Santa Helena, Ten. Mory 2ª Cia Guarus_ Fotos de Carlos Grevi

Barricadas na Chatuba do Lebret (Foto: Carlos Grevi)

A Polícia Militar retirou inúmeras “barricadas” — obstáculos colocados por traficantes — em todas as ruas das comunidades Chatuba do Lebret e Santa Helena e também em algumas ruas do Parque Santa Rosa, em Guarus. Na Chatuba, os criminosos retiraram o calçamento e utilizaram os paralelepípedos para impedir a ação da polícia e a invasão de facções rivais na comunidade. Segundo o comandante da 2ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente Moore, a retirada das barricadas é uma medida preventiva diante do risco de uma guerra entre as facções Amigos dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando Puro (TCP) que dominam as comunidades Chatuba e Santa Helena, respectivamente.

Ainda de acordo com o tenente Moore, a última vez que a PM retirou as barricadas nas comunidades citadas foi há três semanas. Ele explicou que, da mesma forma que a Polícia retira os obstáculos, os traficantes colocam outros. Sobre a guerra entre as facções, o tenente disse que, tanto a Chatuba quanto a Santa Helena eram dominadas pela ADA, mas há poucos meses a última foi invadida pelo TCP, que passou a comandar o tráfico no local. Agora, a ADA quer retomar o espaço da Santa Helena e a TCP já indicou que também vai invadir a Chatuba. “Eles já ameaçaram fazer uma chacina em ambas as comunidades e estamos tomando providências para evitar um confronto mais grave”, disse.

As providências são, segundo o tenente, a circulação de uma viatura da equipe tática da PM durante todo o dia e noite, além de uma viatura fixa na

Tenente Moore, comandante da 2ª Cia do 8º BPM (Foto: Carlos Grevi)

Tenente Moore, comandante da 2ª Cia do 8º BPM (Foto: Carlos Grevi)

Chatuba e outra no Santa Helena. “Para efetuar essas ações, é necessário fazer a retirada dessas barricadas porque, com elas, é impossível fazer o policiamento ostensivo nos locais”, afirmou.

Retirada de barricadas, Pq Lebret e Santa Helena, Ten. Mory 2ª Cia Guarus_ Fotos de Carlos Grevi

Retirada de barricadas na Chatuba do Lebret (Foto: Carlos Grevi)

Para efetuar a retirada dessas barricadas, os policiais contam com apoio de motoristas de retroescavadeiras, mas, de acordo com o comandante da 2ª Cia, essa não é uma tarefa simples. Isso porque os motoristas têm receio de ir até as comunidades fazer o serviço. “Muitas vezes os próprios policiais operam as máquinas, porque a maioria dos proprietários preferem não vir. Por esse motivo, estamos buscando uma parceria com a Prefeitura para que possamos fazer esse serviço sem tantas dificuldades”, explicou.

Leia também: Campos: homicídios em janeiro caem em relação ao ano passado

Troca de Tiros — O tenente Moore contou à equipe de reportagem do Jornal Terceira Via que no último sábado (14), traficantes do TCP invadiram a comunidade da Chatuba e foram recebidos com tiros. No local, os policiais encontraram quatro armas de fogo, aproximadamente R$ 5 mil em dinheiro, além de uma grande quantidade de drogas.

Retirada de barricadas, Pq Lebret e Santa Helena, Ten. Mory 2ª Cia Guarus_ Fotos de Carlos Grevi

Retirada de barricadas na comunidade Santa Helena (Foto: Carlos Grevi)