×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Editorial: acessibilidade deficiente

Não é favor algum, ou gesto de bondade e de nobreza defender projetos de acessibilidade

Campos
Por Coluna do Balbi
21 de agosto de 2017 - 0h01

deficientes-silvana-rust-1Todos somos deficientes em potencial. Os que caminham com as próprias pernas, enxergam com os próprios olhos e estão com todos os sentidos preservados podem, em uma fração de segundos, ter sua auto mobilidade comprometida, momentaneamente ou para sempre. Acontece todos os dias.

Quando todos defendem obras de acessibilidade para os deficientes físicos, não estão apenas exercitando o politicamente correto ou apoiando uma causa nobre.

Estão defendendo seus próprios interesses. Como se fosse um investimento para um futuro imprevisível.

Então não é favor algum, ou gesto de bondade e de nobreza defender projetos de acessibilidade. Afinal, um dia, qualquer um poderá ser obrigado a usá-lo. Esse aspecto é o que norteia grande investimento nesta área, uma cidadania coletiva e de interesses também individuais, não havendo nada de errado nisso. Em Campos existem alguns projetos, mas muitas falhas. No coração da cidade, o mesmo calçadão que ganhou pisos táteis – embora alguns com postes no caminho – existe também a armadilha das canaletas que pode provocar fraturas.

Existe todo um contexto que deve ser observado como as rampas de acesso as calçadas, vagas em estacionamentos, banheiros em prédios públicos adaptados e muitas outras ferramentas de inserção do deficiente físico à mobilidade, se não plena, próximo dela.

É assim em algumas cidades brasileiras como Curitiba, Campinas, entre outras. Em Campos, a repórter Ulli Marques saiu às ruas e não precisou vendar os olhos, imobilizar as pernas ou se travestir de cadeirante para perceber que a acessibilidade aqui é deficiente. Algo precisa ser feito, pois amanhã todos poderemos precisar dela, mesmo pensando coletivamente e, principalmente, individualmente. buy dopoxetine online acquire lioresal Antabuse reviews