×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Associação Vida e Amor passa por dificuldades financeiras

Ainda assim, a instituição cuida de dezenas de dependentes químicos na cidade

Campos
Por Taysa Assis
20 de junho de 2017 - 17h45

abrigo-vida-e-amor-silvana-rust-49Com 32 anos de atendimento a dependentes químicos na cidade, a Associação Vida e Amor pede a ajuda da população. Com um trabalho de fé e boa vontade, o local foi a primeira Instituição do município de Campos dos Goytacazes a tratar pessoas com vícios.

Com três alqueires de terra e mais da metade do terreno abandonado, o local oferece pouca estrutura. Existem apenas dois alojamentos, escritório, refeitório, banheiros, cozinha e um anfiteatro para os vinte assistidos, além de não receber nenhuma verba dos governos Municipal, Estadual e Federal, o Vida e Amor se mantém com a ajuda de voluntários. “A nossa luta não é fácil, preciso de toda uma estrutura para manter este local que é tão especial. Eu acredito em milagres e para mim esta casa é um milagre de Deus. Hoje, na nossa cidade, não há um local totalmente apropriado para reabilitação. Nenhum oferece estrutura boa e condições perfeitas. Nós não temos profissionais qualificados e material humano suficiente para trabalhar. Seguimos com a ajuda de igrejas e a sociedade civil, com doação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Além de algumas famílias dos nossos inseridos, que por mês ajudam com o valor simbólico de R$ 300″, relata o coordenador do Vida e Amor, Claudio da Silva.

Quando um dependente químico é inserido na associação, após uma triagem, ele permanece no local por um período de nove meses. Porém, Claudio deixa claro que a instituição não é uma prisão. As pessoas têm que querer estar. Ele ainda reforça que a Casa Vida e Amor, hoje, só recebe pessoas de sexo masculino, maiores de idade e com acompanhamento da família, que é a responsável.

Para ajudar no tratamento dos dependentes químicos, a Associação conta também com a ajuda dos CAPS da nossa cidade (Centro de Atendimento Psicosocial), pela prefeitura. O trabalho feito nos centros de atendimento auxilia na recuperação dos internos. Além de profissionais de diversas áreas da saúde que amparam a Casa Vida e Amor com ações voluntárias de médicos, dentistas, oftalmo, entre outros.

Os assistidos passam o dia praticando atividades como academia, fabricação de tijolos, jiu jitsu, palestras no templo, futebol e plantações. Quatro desses dependentes também participam do curso de qualificação para a comunidade, oferecido pelo Instituto Federal Fluminense (IFF). São oferecidos dois tipos de cursos, os de eletricista e informática básica.

abrigo-vida-e-amor-silvana-rust-198O coordenador, que está à frente da Associação há oito anos, conta o que o motiva a não fechar as portas da instituição. “Quando me apareceu esta oportunidade não sabia nada sobre dependente químico. Eu conheci um garoto que era viciado e ele me disse que eu não conhecia o poder das drogas. Fiquei abalado com aquela informação e percebi que deveria fazer a diferença. Senti uma voz falar ao meu coração dizendo do poder que transforma vidas, a partir daí eu passei a me dedicar ao Vida e Amor e percebi que era possível a salvação quando um dependente químico quer e tem vontade de ter uma nova vida.

Este é o primeiro passo. Esta casa é o meu lar e não consigo me ver fazendo outra coisa a não ser ajudar essas pessoas. A nossa casa está aberta a doações. Sempre precisamos da mobilização de toda sociedade e do poder público para seguirmos em frente, a luta não é fácil, pelo contrário, a cada dia fica mais difícil, mas temos um Deus poderoso que nos ajuda, e isso nos faz seguir em frente”, declara o Coordenador da Associação Vida e Amor, Claudio da Silva.

Eu conheci o “Vida e Amor” através de uma mensagem de ajuda pelas redes sociais. Interessei-me e fui até o local e fiquei apavorada com a situação. Faltava muita coisa. Resolvi ajudar. Começamos pela cozinha e assim foram surgindo novas oportunidades, orientando com palavras, trazendo lanches. Estou na Associação todas as terças-feiras. Aqui, como diz a palavra, é amar ao próximo. E é dessa maneira, ajudando trazendo amor e carinho e, principalmente, uma palavra amiga. Eles falam que contam os dias para a minha chegada, mas quem sai satisfeita de lá sou eu. Eles que estão me ajudando a ver e compreender o mundo lá fora que não é tão complicado como a gente imagina. No Vida e Amor a gente sai transformada e o que eu quero é que eles sejam transformados”, relata a voluntária Isabel Direito. buy nolvadex Antabuse without prescription cheap Lasix