×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Destaques da semana comentados em coluna

Temas sobre política, religião, música, comportamento, economia e agenda cultural são citados por Aloysio Balbi

Opinião
Por Coluna do Balbi
13 de agosto de 2018 - 0h01

 

Éber Silva que voltar a atuar na política e pretende fazer campanha  (Foto: Reprodução)

Religião e Política

O pastor Éber Silva parece mesmo estar investindo na sua carreira política. Pediu afastamento da presidência da centenária Segunda Igreja Batista de Campos onde pastoreou por décadas. Pelo Partido Democratas, se lançou candidato a deputado estadual com o apoio da chapa do candidato ao Governo do Rio, Eduardo Paes, ex-prefeito da cidade maravilhosa.

Religião e Política II

Dizem que religião e política não se deve misturar. Talvez por isso, o pastor Éber deverá ser substituído nos próximos meses da Segunda Igreja Batista de Campos que, há cerca de um mês, está em processo de sucessão pastoral. Uma comissão preside o processo e um novo nome para a presidência já foi indicado.

Religião e Política III

O pastor Carlos Elias, cria da Segunda Igreja Batista de Campos, é o nome mais cotado para substituir o pastor Éber. Atualmente,ele preside uma igreja na capital fluminense, mas grande parte da sua família permaneceu em Campos. Enquanto isso, os membros da igreja estão se preparando para votar tanto na sucessão pastoral, quanto na eleição 2018.

Virou a página

O músico Nelsinho Memeia em nova fase da vida (Foto: Reprodução)

Nelson Martins Meméia, virou uma página da sua vida e agora quer escrever outra. Ao completar 60 anos ele decidiu que vai escrever sua biografia, contando tudo que viveu e não foi pouca coisa. As drogas já não fazem mais parte do seu perímetro, mas confessa que continua fissurado no leite condensado. Meméia também quer se tornar palestrante, falando para jovens sobre saúde e desvalorizando as drogas. Tomou jeito o rapaz.

Gente pra caramba

A cada quatro anos, a cidade de Campos ganha 30 mil novos habitantes, mais do que a população de muitas cidades da região. O número é do IBGE. Em 2012 a população de Campos era de 463.731 habitantes. Agora passou para 490.288 em números coletados em 2016. Neste momento teria ultrapassado a marca do meio milhão de habitantes. Mas para muitos esse número oficial não traduz a realidade. O número real ultrapassaria os 600 mil.

Que coisa

Não saiu do papel o convênio firmado entre a prefeitura de Campos e o Governo Federal em 2013. Vejam só: o projeto previa que a cidade ganharia a primeira linha do sistema de aeromóvel do estado. Seriam 13 km de VLT, com 11 estações entre o Aeroporto Bartolomeu Lysandro e o Jóquei Clube. Passados cinco anos estamos tentando recuperar o sistema de transportes rodoviários.

Tropas federais

Campos vai ser uma das poucas cidades que contará com o apoio das forças federais nas eleições deste ano. O pedido foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral e acatado pelo Superior Tribunal Federal na semana passada. É possível que o Exército patrulhe as ruas no dia da eleição, de acordo com o desenho que será traçado pela Justiça Eleitoral do município de Campos.

Ano ruim

O comércio de Campos acredita que manteve a média de vendas do Dia dos Pais, no mesmo nível do ano passado. Agora, passada a promoção de venda do Dia dos Pais é esperar pelo outro papai, o Noel. Antes, em 12 de outubro, tem o dia das Crianças. O ano passou batido e em pleno mês de agosto tem gente dizendo que já vai tarde. Um ano economicamente ruim, com resultados políticos imprevisíveis, fora a perda de mais uma Copa.

OAB em festa

Terminou ontem a programação da Semana do Advogado 2018 com um almoço na bela Estância Jacintho. A Ordem dos Advogados do Brasil, em Campos, que atende também a outros municípios, promoveu palestras, um culto ecumênico e prestou homenagens, entre elas ao tributarista Carlos Alexandre Azevedo. As comemorações duraram dez dias.

Guerra virtual

Os internautas continuam em guerra nas redes sociais. Não é pela defesa das suas preferências políticas, mas pelo ataque aos adversários do seu candidato. Na mesma proporção, cresce o número de postagens clamando por pacificação nas redes e para que as amizades não se desfaçam por conta do período eleitoral. Votem certo!

 Desafio urbanístico

Os motoristas da cidade, sejam de Uber, taxi, ou outro são unânimes quando o assunto é parada. Isso porque para parar o veículo para embarque ou desembarque de passageiros é uma luta. Não há recuos nas ruas ou avenidas da cidade e em um ponto ou outro que seria possível essa parada, carros estão estacionados irregularmente.

Crescimento vertical

Campos tem crescido para cima. Os prédios comerciais e empresariais estão tendo grande circulação de pessoas, entre clientes e funcionários. Mas no horário de rush no trânsito todo mundo se aglomera nos passeios dos prédios. É que os terminais urbanos de ônibus estão ficando cada vez mais vazios com a crise do transporte público e a procura pelo carro particular não parada ganhar adeptos.

 Encontros e Despedidas

O corre-corre nas pequenas cidades é diferente. A maior concentração de pessoas para chegar ou partir está na água. Falo de São João da Barra e São Francisco de Itabapoana onde o acesso entre os municípios se dá pelo Rio Paraíba do Sul, por meio de barcos de transportes improvisados. Merecia uma barca no formato das que navegam na Baía de Guanabara. Por causa da facilidade e do tempo curto de travessia, os usuários garantem que nem a Ponte da Integração vai conseguir diminuir esse fluxo. Aguarde.