×
Copyright 2024 - Desenvolvido por Hesea Tecnologia e Sistemas

Grupo IMNE inaugura UTI Neonatal Neurológica para monitoramento de recém-nascidos em Macaé

Agora, a UTI Neonatal Nicola Albano atende crianças de Macaé e de mais 19 municípios vizinhos

Saúde
Por ASCOM
14 de dezembro de 2018 - 12h23

(Foto: Silvana Rust)

O município de Macaé conta agora com uma unidade de UTI Neonatal Neurológica especializada no monitoramento cerebral e na prevenção de sequelas neurológicas em bebês que nascem com problemas graves, como asfixia perinatal – mais conhecida como falta de oxigenação na hora do parto. A nova UTI Neonatal Neurológica está funcionando na unidade Nicola Albano (Rua Mal. Deodoro, 565 – Centro) desde o início de dezembro e a maioria dos atendimentos é voltada aos recém-nascidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Trata-se de uma Central de Monitoramento 24h, desenvolvida pela Organização PBSF (Protecting Brains & Saving Futures), que tem como objetivo utilizar metodologias para neuroproteção e diagnóstico precoce de lesões cerebrais e reduzir, assim, a incidência de crianças com deficiência neste grupo. Tudo isso, por meio de um método de telemedicina avançada e inteligência artificial.

Além de bebês com asfixia perinatal, outros inseridos neste grupo de risco são: bebês com crises convulsivas; mal epiléptico; malformações do sistema nervoso central; prematuridade extrema; hemorragia intracraniana; cardiopatia e aqueles com erro inato do metabolismo.

A UTI Neonatal Nicola Albano atende crianças de Macaé e de mais 19 municípios vizinhos como Búzios, Araruama, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e São Pedro da Aldeia.

Problema de saúde pública

Somente em 2018, a unidade Nicola Albano – Campos dos Goytacazes, que já conta com a tecnologia desde o início de dezembro, teve 149 crianças monitorizadas.

Estudos estimam que, caso não sejam oferecidos os tratamentos mais adequados, cerca de 35% dos sobreviventes terão que viver com déficits neurológicos.

Treinamento em Macaé

No dia 13 de dezembro, um grupo de cerca de 40 profissionais de saúde de Macaé irá receber treinamento sobre a tecnologia da PBSF e poderão trocar informações sobre protocolos, procedimentos e resultados esperados.

O evento será no Restaurante Luigi (Av. Atlântica, 2910, Cavaleiros), a partir das 20h.

Sobre a PBSF

A PBSF (Protecting Brains & Saving Futures) é formada por grupo de profissionais brasileiros preocupados com o altíssimo número de bebês que correm o risco de viver com sequelas neurológicas importantes após insultos no período neonatal.

“Além do impacto social, não podemos deixar de avaliar o impacto econômico, devido aos custos que serão gerados para a família e para o estado durante toda a vida desse paciente. Costumo dizer que uma criança saudável precisa apenas de um pediatra e de raras internações. Já um bebê com lesões vai precisar de abordagem multidisciplinar envolvendo pediatra, neurologista, cirurgião, ortopedista, otorrino, oftalmo, fisioterapeuta, fonoaudiologista, dentista, terapeuta, medicamentos especiais e internações frequentes. Visualizamos, então, um problema grave e pensamos em uma solução inteligente para amenizá-lo”, explica o neonatologista e fundador da empresa, Dr. Gabriel Variane.

Segundo ele, o cenário atual envolvendo pacientes de alto risco para lesão cerebral envolvem cerca de 40 casos por hora, segundo Variane.

Fonte: Macaé News